Insosso,"Qualquer Gato Vira-Lata" tenta pegar no romance
A comédia romântica "Qualquer Gato Vira-Lata" deixa de lado os elementos cômicos da peça "Qualquer Gato Vira-Lata Tem uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa", de Juca de Oliveira, para concentrar-se no romance. Talvez não tenha sido uma escolha muito acertada.
Falta à obra do diretor Tomás Portella e dos quatro roteiristas do filme um pouco de humor para animar o triângulo amoroso entre Tati (Cleo Pires), Conrado (Malvino Salvador) e Marcelo (Dudu Azevedo).
O filme toma várias liberdades com a peça -- inclusive o desfecho -- e traz uma Tati bastante histérica porque perdeu o namorado, Marcelo, que a trai sem qualquer pudor.
Depois de mais um fora e muitas lágrimas, com a cara toda borrada, ela entra numa escola para usar o banheiro e se interessa por uma aula que escuta de longe. Um professor, Conrado, fala sobre o reino animal, os instintos de sobrevivência e reprodução, e como isso pode ser aplicado aos humanos.
TRAILER DO FILME ''QUALQUER GATO VIRA LATA'
Para reconquistar Marcelo, Tati aceita se tornar objeto de estudo de Conrado, que a ajudará a recuperar o namorado. As teorias bastante machistas do professor ganham vida quando a moça as leva para a prática. Segundo ele, uma marreca não pode se aproximar do marreco, é preciso esperar que o macho tome a iniciativa. O mesmo, é claro, valeria para os humanos.
Conrado passa a instruir Tati a se comportar como uma fêmea de qualquer espécie animal, que espera o macho tomar a iniciativa para os rituais de conquista e acasalamento.
Há uma leve relação com "Minha Bela Dama" -- na qual um professor transforma uma jovem desajeitada numa moça fina --, mas o filme brasileiro não se aprofunda nesse viés. Aqui, o que vale mesmo são os clichês do gênero, até chegar ao seu final, para lá de previsível.
A personagem feminina, Tati, começa histérica, irritada e irritante e, aos poucos, pelas mãos de Conrado, vai se transformando. É uma transformação óbvia, e, ao mesmo tempo, curiosa.
A independência financeira da personagem nunca é ponto em evidência. É quase retrógrado pensar isso: mas ela só está feliz quando tem um namorado, independentemente de quem seja. Isso, bem se sabe, é uma das leis da comédia romântica.
O filme só decola mesmo na reta final, quando se transforma numa comédia de erros, numa cena num restaurante. Mas, nesse clímax, é tarde demais, porque tudo o que se viu até então foi bastante insosso. Nem os créditos finais, com os erros de gravação, conseguem empolgar.
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)
* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb
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