Filmes e séries

Comédia "Estranhos Normais" conta a história de duas famílias de personalidades opostas

30/06/2011 15h57

Diretor mais conhecido por "Mediterrâneo" - comédia que levou um Oscar de filme estrangeiro em 1992 -, Gabriele Salvatore centra o foco nas complicações dos relacionamentos modernos em seu novo filme, "Estranhos Normais".

Se o olhar é cômico, também é justo dizer que não se trata de uma comédia qualquer. Fiel às suas raízes teatrais, Salvatores aliou-se ao dramaturgo e ator Alessandro Genovesi, que veio do mesmo Teatro dell'Elfo fundado por Salvatores nos anos 1970, para adaptar com ele a sua bem-sucedida peça teatral, "Happy Family" (o título original do filme também na Itália).

No filme, quem substitui Genovesi como ator, na pele do roteirista em crise Ezio, é Fabio De Luigi. É ele quem conduz as tramas paralelas que se desenvolvem na tela, ou seja, a sua própria crise profissional, em que se debate para escrever o roteiro de um filme, depois de ver seu casamento terminar; e também o imbróglio de duas famílias que, em sua ficção, misturam seus caminhos por conta da inesperada decisão de seus filhos adolescentes, Filippo (Gianmaria Biancuzzi) e Marta (Alice Croci), de se casarem.

TRAILER DO FILME ''ESTRANHOS NORMAIS''

Há todas as diferenças sociais e culturais possíveis entre as famílias. De um lado, estão os sofisticados e um tanto frios Vincenzo (Fabrizio Bentivoglio) e Anna (Margherita Buy), pais de Filippo. Do outro, estão os cafonas pais de Marta (Diego Abatantuono e Carla Signoris).

O próprio autor da história entra no jogo também como personagem (que é a sua imagem e semelhança em tudo), inventando um acidente em que ele acaba atropelado por Anna - e, por conta disso, acaba convidado a um jantar em sua casa, onde conhece a filha mais velha dela, Caterina (Valeria Bilello). O incidente é pretexto para deslanchar um outro romance, já que o dos dois garotos vai ficar mais complicado.

Estreitando os laços com a metalinguagem, o roteirista fala direto com a câmera, em momentos confessionais que procuram ganhar a simpatia do espectador. Em outras cenas, enfrenta igualmente uma rebelião dos personagens das duas famílias com seus destinos.

Certamente, é a inspiração de Luigi Pirandello e seu "Seis Personagens à Procura de um Autor" que se pode ter em mente nestas horas. Um certo perfume de Anton Tchecov e também do cineasta e roteirista Charlie Kaufman ("Quero ser John Malkovich") permeiam algumas situações. A boa notícia é que essas homenagens teatrais e cinematográficas somam charme e não comprometem a fluidez da história.

"Estranhos Normais" fica firme na sua intenção de fazer uma comédia de costumes com um toque urbano e contemporâneo, contando com a cumplicidade de um bom elenco - do qual faz parte, numa ponta, a atriz Sandra Milo (de "Oito e Meio", de Federico Fellini). Mas exige um pouquinho mais de adesão do público a esta sua proposta que, por seu andamento mais imprevisível, foge do padrão simplista da maioria das comédias.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
Roberto Sadovski
Cinema
Colunas - Flavio Ricco
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo