Topo

Academia não fala sobre o interesse em Oprah para apresentar o Oscar

A apresentadora Oprah Winfrey fala com a imprensa ao chegar ao coquetel de divulgação de seu canal de TV Oprah Winfrey Network, em Pasadena, na Califórnia (6/1/2011) - Brainpix
A apresentadora Oprah Winfrey fala com a imprensa ao chegar ao coquetel de divulgação de seu canal de TV Oprah Winfrey Network, em Pasadena, na Califórnia (6/1/2011) Imagem: Brainpix

08/07/2011 18h53

LOS ANGELES, EUA - Rainha dos talk shows e dona de uma rede de TV a cabo, Oprah Winfrey emergiu como a candidata mais cotada para apresentar a entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em fevereiro de 2012, divulgou na sexta-feira o Chicago Sun-Times.

Citando fontes não identificadas da Academia, o jornal disse que os organizadores do evento acham que a presença de Oprah poderia ampliar o público da cerimônia e que, em vista do fato de o talk show de Oprah ter se encerrado há pouco tempo, os organizadores acreditam que ela poderia atrair suas multidões de fãs para a 84a cerimônia de entrega dos Oscar, em fevereiro. Mas oficialmente a Academia não está falando.

"Todo ano há sempre um grande interesse sobre quem apresentará o Oscar", disse a Academia, que entrega os prêmios mais importantes do cinema, em comunicado. "Este é um belo exemplo disso, e até agora, não há nada para comentar sobre quem está ou não está na lista de possíveis apresentadores do Oscar". 

Se Oprah apresentar a entrega dos Oscar, será apenas a terceira mulher a fazê-lo sozinha, depois de Whoopi Goldberg - que o fez quatro vezes - e Ellen DeGeneres.

Este ano, a atriz Anne Hathaway apresentou a cerimônia junto com James Franco, numa tentativa de atrair espectadores mais jovens.

Mas apenas 37,6 milhões de norte-americanos assistiram à cerimônia, fazendo da transmissão uma das festas da Academia de menor audiência dos últimos dez anos. A audiência foi quase 10 por cento inferior ao público de 41,7 milhões de telespectadores que acompanhou o evento no ano passado, quando os apresentadores foram Steve Martin e Alec Baldwin.

O humorista Letterman apresentou o evento em 1995 e foi alvo da crítica por sua performance, a começar com um trecho cômico mal recebido no qual ele apresentou Oprah Winfrey à atriz Uma Thurman, dizendo "Oprah, Uma; Uma, Oprah", porque ambas têm primeiros nomes incomuns.

(Reportagem de Zorianna Kit)