Topo

Glenn Close recebe prêmio por conjunto da obra em San Sebastián

Cena do filme "101 Dálmatas", com a atriz Glenn Close no papel de Malvina Cruella (1997) - Divulgação
Cena do filme "101 Dálmatas", com a atriz Glenn Close no papel de Malvina Cruella (1997) Imagem: Divulgação

12/08/2011 10h23

MADRI  - A atriz norte-americana Glenn Close receberá um prêmio pelo conjunto da obra no festival de cinema San Sebastián, na Espanha, no mês que vem, por uma carreira que chocou, encantou e comoveu audiências por mais de 30 anos, anunciaram os organizadores na sexta-feira.

A atriz, cinco vezes indicada ao Oscar e duas vezes ganhadora do Globo de Ouro, receberá o prêmio em 18 de setembro e também viajará para o festival para a estreia europeia do seu mais recente filme, "Albert Nobbs", que se passa na Irlanda do século 19.

Glenn Close teve sua estreia no cinema no filme de 1982 "The World According to Garp", pelo qual conquistou sua primeira indicação a um Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Ela já viveu papéis que continuam na memória do cinema, como a assassina obcecada de "Atração Fatal", a maldosa Cruella de Vil de "101 Dálmatas" e a aristocrata francesa de "Ligações Perigosas".

  • Divulgação

    Michael Douglas e Glenn Close em cena do filme "Atração Fatal" (1987)

Nos últimos anos, a atriz conquistou um prêmio Emmy por seu papel como advogada durona no seriado de TV a cabo "Damages".

(Reportagem de Martin Roberts)