Topo

Emile Hirsch combate ameaça alienígena no filme-catástrofe "A Hora da Escuridão"

Olivia Thirlby e Emile Hirsch em cena de "A Hora da Escuridão" - Divulgação
Olivia Thirlby e Emile Hirsch em cena de "A Hora da Escuridão" Imagem: Divulgação

Rodrigo Zavala

Do Cineweb, em São Paulo

12/01/2012 12h52

Emile Hirsch (de "Na Natureza Selvagem") está de volta às telas, depois de passar dois anos em ações altruístas na África, em a "A Hora da Escuridão", uma ficção científica voltada ao terror, em que alienígenas invadem a Terra.

Não haveria nada fora do convencional senão fosse a mão do cineasta Timur Bekmambetov (do surpreendente "Guardiões da Noite"), que apesar de assinar apenas como produtor, fez deste filme mais uma de suas obras. "A Hora da Escuridão" circula em cópias convencionais e 3D, dubladas e legendadas.

Chris Gorak, o diretor de fato, seguiu apenas a receita passada por Bekmambetov em sua brutal e desconcertante aposta no realismo. Pode ser uma história fantasiosa, mas, na tela, não há escapatória para os protagonistas, que não são poupados dos infortúnios que a situação exige.

Tudo começa quando, em Moscou, uma chuva de objetos luminosos invade a cidade. Sean (Hirsch), Natalie (Olivia Thirlby), Ben (Max Minghella) e Anne (Rachael Taylor), assistem a novidade ao lado da população atônita. Não demora muito para perceberem que, ao serem tocadas, essas esferas pulverizam os humanos.

Diferentemente de filmes similares, como "Independence Day" (1996), a sorte dos personagens não está garantida e Bekmambetov quer mesmo que eles sofram. Escondidos e sem saber como voltar para casa, nos Estados Unidos, eles partem praticamente para uma missão suicida de regresso.

Ao ver o desfecho, no entanto, não há como negar que o cineasta nascido no Cazaquistão tenha incorporado algumas ideias hollywoodianas, como a de que o amor sempre triunfa. Mas, nas entrelinhas, Bekmambetov insinua que a sociedade está fadada ao fracasso, apesar da esperança adicionada ao final do filme.

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

TRAILER DE "A HORA DA ESCURIDÃO"