Topo

Bigelow enfrenta protestos em início de filmagens de produção sobre Bin Laden na Índia

Ativistas do grupo nacionalista World Hindu Council protestam contra filmagem de filme de Kathryn Bigelow sobre Osama Bin Laden (2/3/2012) - AP Photo/Anil Dayal
Ativistas do grupo nacionalista World Hindu Council protestam contra filmagem de filme de Kathryn Bigelow sobre Osama Bin Laden (2/3/2012) Imagem: AP Photo/Anil Dayal

Matthias Williams

CHANDIGARH

02/03/2012 18h02

Radicais hindus na Índia protestaram nesta sexta-feira (2) contra as filmagens de um filme da diretora vencedora de Oscar Kathryn Bigelow sobre a procura por Osama bin Laden, sob o argumento de que os cineastas estavam fingindo que território indiano era o Paquistão.

A equipe de Bigelow rodou as primeiras cenas na quinta em Chandigarh, próxima a cidade de  Abbottabad, onde o líder da Al Qaeda foi morto após uma ofensiva do Exército norte-americano em maio de 2011. 

Os cineastas não tiveram permissão para filmar no Paquistão e modificaram partes da cidade indiana de Chandigarh para ficar parecida com a cidade paquistanesa de Lahore. Mas, para os hindus de direita, o uso da Índia para representar o inimigo Paquistão era demais.

"Eles fizeram Chandigarh como o Paquistão, como se fosse o Paquistão", afirmou Vijay Bhardwaj, líder do grupo radical hindu Vishva Hindu Parishad (VHP). "Somos totalmente contra isso e não vamos deixá-los colocar bandeiras paquistanesas aqui e não vamos deixá-los filmar."

Outdoors com sinais Urdu foram colocados em lojas em um mercado no norte da cidade indiana e riquixás circulavam com placas de Lahore. Mulheres vestindo burcas e homens em roupas tradicionais paquistanesas percorriam as ruas.

O pequeno grupo de manifestantes gritava palavras de ordem e alguns deles foram vistos discutindo com membros do elenco e da equipe de filmagens enquanto a polícia tentava intervir. Os manifestantes disseram que o governo deveria ter negado a permissão para fazer o filme em solo indiano.

Bigelow, que ganhou um Oscar por seu filme de guerra no Iraque "Guerra ao Terror", estava trabalhando em um filme sobre a caçada a B-in Laden antes de o líder da al Qaeda ser morto na cidade paquistanesa de Abbottabad. O filme, "Zero Dark Thirty", tem lançamento previsto para final de 2012.

Índia e Paquistão já travaram três guerras desde a conquista de sua independência da Grã-Bretanha em 1947. A desconfiança entre os dois rivais nucleares persiste.