Topo

"John Carter" pode dar um prejuízo de 165 milhões de dólares para Disney

Taylor Kitsch e Lynn Collins e cena do filme "John Carter", de Andrew Stanton - Divulgação
Taylor Kitsch e Lynn Collins e cena do filme "John Carter", de Andrew Stanton Imagem: Divulgação

Lisa Richwine e Ronald Grover

Los Angeles

09/03/2012 18h48

"John Carter: Entre Dois Mundos", aventura espacial em 3D que chega na sexta-feira (9) aos cinemas dos EUA, tinha tudo para ser um novo sucesso da Disney, no nível de "Carros" e "Piratas do Caribe", com capacidade para gerar renda também na televisão, em livros e em produtos licenciados. Mas quem acompanha o setor acha que ele pode se tornar um exemplo de filme caro e fracassado.

Fazer cinema em Hollywood sempre foi uma atividade inerentemente arriscada, mas "John Carter" é parte de uma tendência que aumenta o grau de incerteza: nos últimos anos, os estúdios têm reduzido o número de filmes produzidos, focando nos de maior orçamento.

Quando isso dá certo, o lucro dura vários anos, na forma de sequências cinematográficas, brinquedos, videogames e até parques temáticos. Um fracasso, por outro lado, pode custar dezenas de milhões de dólares.O analista Alan Gould, da Evercore Partners, estima que "John Carter" pode dar um prejuízo de 165 milhões de dólares.

No ano passado, a Disney amargou perdas de 70 milhões de dólares por causa de "Marte Precisa de Mães". O estrago fez o faturamento do conglomerado ficar abaixo das expectativas dos analistas, e suas ações caíram 3 por cento.

A Warner também enfrentou esse problema, com "Lanterna Verde", que faturou apenas 222 milhões de dólares no mundo todo, depois de custar cerca de 200 milhões, segundo o site BoxOfficeMojo.com.

A cifra não inclui as dezenas de milhões de dólares que os estúdios costumam investir em divulgação de um filme desse orçamento.