Topo

Michael Fassbender interpreta homem viciado em sexo em "Shame"

Michael Fassbender em cena de "Shame" - Divulgação
Michael Fassbender em cena de "Shame" Imagem: Divulgação

Silvia Aloisi

Da Reuters, em Veneza

15/03/2012 19h57

O ator alemão de origem irlandesa Michael Fassbender representa um viciado em sexo em "Shame", filme do vídeo artista britânico Steve McQueen que disputou o prêmio máximo no festival de Veneza em 2011.

CAREY MULLIGAN

  • Divulgação

    Nova queridinha do cinema depois de uma indicação ao Oscar por "Educação" (2009), Carey Mulligan diz que não acredita em fazer papéis semelhantes e que estava em busca de "alguém com problemas diferentes" quando aceitou personagem de "Shame".

Fassbender - que despontou em "Bastardos Inglórios" (2009) e também será visto em breve como o psicanalista Carl Jung no novo filme de David Cronenberg, "Um Método Perigoso" - é Brandon, um charmoso executivo de trinta e poucos anos morando em Nova York, cuja única distração é seduzir mulheres, se masturbar em casa ou no escritório e buscar sexo na Internet.

O ritmo da sua vida começa a desmoronar quando sua carente irmã Sissy, representada por Carey Mulligan, chega para uma visita surpresa.

Sua presença e desejo pela atenção de Brandon desorganizam ainda mais a existência solitária do executivo, e sua única saída parece ser rondar pelas ruas à noite em busca de novas aventuras sexuais.

Fassbender, cuja atuação lhe rendeu o prêmio de melhor ator em Veneza no último ano, disse à imprensa, durante o festival, que participar das cenas sexuais do filme não foi fácil.

"Sim, foi desconfortável fazer as cenas de sexo", afirmou. "O mais importante foi que todos os envolvidos se sentiram o mais confortável que puderam. E eles simplesmente se lançaram e fizeram o que tinha de ser feito, então não tivemos de repetir muitas tomadas."

McQueen, cujo filme de estreia foi o aplaudido "Hunger", sobre os últimos meses do ativista do IRA Bobby Sands na prisão Maze, de Belfast, disse ver similaridades entre os dois filmes. "Hunger" também tinha Fassbender como protagonista.

"'Hunger' claramente era um filme político, mas 'Shame' também é político. Aquele era sobre uma prisão na Irlanda do Norte, esse é sobre como a liberdade de alguém pode aprisioná-lo", afirmou.