Topo

Documentário "difamatório" russo provoca protestos

Forças de segurança prendem opositores durante protesto no centro de Moscou que exigia a renúncia de Vladimir Putin após a eleição presidencial (5/3/12) - Kirill Kudryavtsev/AFP
Forças de segurança prendem opositores durante protesto no centro de Moscou que exigia a renúncia de Vladimir Putin após a eleição presidencial (5/3/12) Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Thomas Grove

16/03/2012 20h45

Um documentário alegando que russos foram pagos para comparecer aos maiores protestos contra o mandato de 12 anos de Vladimir Putin provocou uma resposta furiosa da oposição nesta sexta-feira e a promessa de mais manifestações ao longo do fim de semana.

A oposição disse que organizará um comício do lado de fora da torre de transmissão de Ostankino em Moscou no domingo para protestar contra o vídeo pró Kremlin "Anatomia de um Protesto", transmitido na quinta-feira (15) no canal de televisão NTV, que é controlado pelo gigante estatal do gás natural Gazprom.

"O documentário não passa de mentiras, do começo ao fim, uma insolente manipulação dos fatos", disse o líder da oposição Boris Nemtsov. "Todo o filme foi financiado com dinheiro fornecido por debaixo da mesa pelo Kremlin".

O longa da NTV sugeriu que dois dos organizadores das manifestações - o autor de um blog anti-corrupção, Alexei Navalny, e o político da oposição, Vladimir Ryzhkov - tiveram dificuldades para atrair manifestantes. Cenas mostram de mulheres de meia-idade entregando milhares de rublos em pagamento para vídeos de protestos recentes, sugerindo que russos foram pagos para comparecer.

Foram levantadas também insinuações de que manifestações foram financiadas pela Casa Branca com o objetivo de prejudicar Putin, que emergiu vitorioso nas eleições presidenciais com mais de 63 por cento dos votos.

O primeiro-ministro de 59 anos de idade, que se prepara para voltar ao Kremlin em maio, enfureceu manifestantes ao dizer que o símbolo dos protestos, um laço branco, se assemelhava a preservativos e que a oposição recebia pagamento de governos estrangeiros.