Topo

"Santos, 100 Anos de Futebol Arte", de Lina Chamie, retrata centenário do clube paulista

Cena do filme "Santos, 100 Anos de Futebol Arte" - Divulgação
Cena do filme "Santos, 100 Anos de Futebol Arte" Imagem: Divulgação

Neusa Barbosa

Do Cineweb, em São Paulo*

05/04/2012 11h28

Fundado no dia 14 de abril de 1912, poucas horas antes do célebre naufrágio do Titanic, o Santos Futebol Clube abre as comemorações de seu centenário com o lançamento do documentário "Santos, 100 Anos de Futebol Arte", de Lina Chamie. A estreia ocorre na sexta-feira (6), apenas em São Paulo e Santos.

Torcedora emérita do clube de Pelé e Neymar, a diretora Lina Chamie ("A Via Láctea") trafega por episódios marcantes da história do time, dando a palavra a diversos torcedores - caso do fundador da Torcida Jovem Cosmo Damião, do músico Mano Brown, do cineasta Cao Hamburger, do roteirista José Roberto Torero, do artista plástico Nuno Ramos, do jornalista Luiz Zanin Oricchio e do professor de literatura e compositor José Miguel Wisnik.

Evidentemente, não poderiam faltar Pelé, o ídolo máximo não só do clube, como da seleção brasileira, ex-técnicos como Chico Formiga e Pepe, e jogadores de fases mais recentes, caso de Robinho, Diego e Neymar.

Através das conversas desses personagens, reconstrói-se episódios marcantes da história do time, como o primeiro título paulista, em 1935, seguido de 20 anos de jejum em campeonatos estaduais - período descrito como "Idade Média" por Torero - e uma fase de ouro nos anos 1960 que começa com a chegada do próprio Pelé ao clube, em 1957.

Intercalam-se relatos de conquistas, como o tricampeonato na Libertadores, em 2011 - 48 anos depois do último título nesta competição - com a lembrança da chegada de sucessivas gerações de jogadores, como Juari, Giovanni, Elano, Léo, Diego e Robinho, culminando na de Neymar e Ganso, ídolos atuais, com diversas imagens de seus gols.

Embora retrate episódios tristes, como a despedida de Pelé, em 1974, o documentário não menciona a derrota do Santos para o Barcelona, por 4 x 0, na final do Mundial de Clubes em 2011. Depois de uma semana em cartaz no cinema, o filme terá uma exibição na televisão - no canal ESPN no dia 13 de abril. E no dia 14 de abril o DVD já deverá estar nas lojas.

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

TRAILER DO FILME "SANTOS, 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE"