Topo

Juliette Binoche salva "Elles", produção europeia que aborda a prostituição entre jovens

Juliette Binoche trabalha em uma renomada revista no longa "Elles", que fala sobre prostituição - Imovision / Divulgação
Juliette Binoche trabalha em uma renomada revista no longa "Elles", que fala sobre prostituição Imagem: Imovision / Divulgação

Neusa Barbosa

Do Cineweb*

19/07/2012 15h18Atualizada em 27/07/2012 00h17

Não raro, a atriz francesa Juliette Binoche dá asas a projetos que, sem ela, jamais decolariam. É o caso de "Elles", uma coprodução entre França, Polônia e Alemanha, dirigida pela polonesa Malgorzata Szumowska. O filme tem estreia prevista para o dia 27 de julho em São Paulo.

IMERSÃO NO UNIVERSO DA PROSTITUIÇÃO

  • Imovision / Divulgação

    No filme, a personagem Charlotte, vivida por Joanna Kulig, dá depoimento sobre a atividade clandestina

Não há um ponto de partida muito original na trama. Binoche interpreta Anne, uma jornalista de classe média alta, da revista "Elle". Com um perfil família, a repórter, que é casada com o executivo Patrick (Louis-Do de Lencquesaing) e é mãe de dois filhos, empenha-se em escrever uma ampla reportagem sobre universitárias que trabalham como garotas de programa.

Duas personagens dominam a matéria escrita por Anne: a jovem Alicja (Joanna Kulig), desinibida e sem culpa diante da alta renda que lhe proporciona a atividade clandestina, que ela esconde da mãe na Polônia; e Charlotte (Anaïs Demoustier, de "As Neves do Kilimanjaro"), que disfarça sua verdadeira profissão com um emprego de meio-período no comércio, para enganar o namorado e os pais.

O eixo do roteiro, escrito a quatro mãos pela diretora e Tine Byrckel, é o choque de valores entre a jornalista e as prostitutas -- embora, em nenhum momento, o filme se proponha a uma cruzada moral.

De todo modo, é possível perceber falta de sutileza na maneira como a diretora conduz este contraste, reduzindo a clichês as tentativas de Alicja para escandalizar a refinada Anne sobre as ousadias que ela relata viver com seus clientes, enquanto tenta embebedar sua interlocutora.

Charlotte parece uma personagem mais verdadeira, que expõe com mais sinceridade as contradições de sua situação, que se tornam palpáveis na tela, como suas revelações sobre um desastroso encontro com um cliente sádico (Andrzej Chyra) e seus almoços com os pais carinhosos (Valérie Dreville e Jean-Louis Coullo'ch) -- desmontando um outro clichê sobre a prostituta que viria, necessariamente, de um meio familiar problemático.

O aspecto em que o filme se revela mais frágil é quando tenta retratar o conflito entre Anne e o marido, ambos ligados a uma história anterior à reportagem com as prostitutas. A dupla se estranha justamente por conta da intimidade das conversas da jornalista com as universitárias -- que fazem Anne entrar em contato mais profundo com sua insatisfação emocional.

A diretora perde uma grande oportunidade de tirar melhor proveito de uma intérprete do quilate de Juliette Binoche e investigar, com mais grandeza, um tema que toca de perto a condição feminina.

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

TRAILER LEGENDADO DE "ELLES"