Topo

Com visual retrô, "31 Minutos" leva para cinema os fantoches de programa de TV chileno

As aventuras dos fantoches em "31 Minutos", produção nacional baseada em atração chilena - Divulgação
As aventuras dos fantoches em "31 Minutos", produção nacional baseada em atração chilena Imagem: Divulgação

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

02/08/2012 09h13Atualizada em 03/08/2012 05h50

Yes, nós temos Muppets, ou algo no mesmo estilo. "31 Minutos" é um programa de televisão chileno no qual fantoches apresentam um telejornal, nos moldes de década anteriores, ou seja, sem tanta tecnologia.

AVENTURA COM FANTOCHES E HUMOR

  • Divulgação

    Espécie em extinção, colecionadora de animais exóticos e telejornal se misturam em "31 Minutos"

É uma opção retrô que vem bem a calhar com os personagens e o visual. Em seu país, estreou em 2003, e no ano seguinte foi lançado no Brasil, onde esteve no ar até 2006. Mas não é preciso conhecer o televisivo para achar graça (muita graça) no filme homônimo que chega aos cinemas do país na sexta-feira (3).

Aos poucos, o roteiro, assinado pelos criadores do programa, Álvaro Diaz e Pedro Peirano, e Daniel Castro e Rodrigo Salinas, dá conta de apresentar os personagens e contextualizá-los, enquanto deslancha a ação.

O telejornal se chama "31 Minutos" e é apresentado por Tulio Triviño (dublado por Márcio Garcia), um chimpanzé egocêntrico, vaidoso e nada competente. Seu produtor é Juanín (Daniel de Oliveira), um animal exótico pertencente à espécie dos juanines, que são como bichos de pelúcia, mas sem olhos visíveis.

A trama começa quando Juanín é sequestrado para o zoológico da malévola Cachirula (Mariana Ximenes), garota mimada que mantém em cativeiro em sua ilha particular animais exóticos.

Por uma série de incidentes, Tulio brigou com Juanín e o demitiu, por isso, o animalzinho está mais vulnerável. A equipe, que inclui o repórter boêmio Bodoque (Guilherme Briggs), sai em busca de seu produtor injustiçado.

O humor, como não poderia deixar de ser, é inocente, beira o ingênuo, mas nem por isso se torna enfadonho para os adultos. A graça está na simplicidade, conseguida por meio de muito esforço, tanto dos fantoches, quanto do roteiro ou das piadas.

A trama é curta (o filme tem pouco mais de uma hora), por isso mesmo não há arestas sobrando, está tudo no seu devido lugar: trama ágil, bons personagens e ritmo adequado.

Coprodução entre Brasil e Chile, o longa poderia muito bem servir como pontapé inicial para uma nova temporada do programa, ou mesmo uma sequência, uma vez que seus personagens apresentam potencial para novas histórias.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

VEJA TRAILER DE "31 MINUTOS"