Topo

Como Roosevelt, Bill Murray agrada público e críticos em Toronto e coloca mão no Oscar

Bill Murray interpreta o presidente Franklin D. Roosevelt no filme "Hyde Park on Hudson") - Reprodução
Bill Murray interpreta o presidente Franklin D. Roosevelt no filme "Hyde Park on Hudson") Imagem: Reprodução

Cameron French*

11/09/2012 21h05

Faz tempo que o comediante BIl Murray aperfeiçoou a habilidade de produzir gargalhadas ao dizer as coisas em um tom monocórdio, mas até ele foi pego desprevenido quando lhe ofereceram o papel de Franklin Delano Roosevelt no novo filme "Hyde Park on Hudson". "Eu pensei: 'Meu Deus, estou sendo convidado a interpretar Roosevelt?' Como se faz para incorporar um monstro desses?", disse ele

Sua decisão de retratar o 32º presidente norte-americano parece rotineira em uma carreira que, aos 61 anos, ainda está em ascensão. Ao pre-estrear no Festival de Toronto esta semana, "Hyde Park", queserá lançado nos EUA no dia 7 de dezembro, em pleno calor da corrida ao Oscar, valeu a Murray comentários positivos sobre sua interpretação.

Getty Images
Eu pensei: 'Meu Deus, estou sendo convidado a interpretar Roosevelt?' Como se faz para incorporar um monstro desses?

Bill Murray, sobre o momento em que recebeu o convite para fazer FDR

No entanto, Murray, que admite ter se desapontado com a derrota em 2004 quando foi indicado por "Lost in Translation", não foi atraído pelo papel pelas possibilidades de premiação que o presidente afetado pela poliomielite. "Há uma expressão em iídiche, 'schmuck bait' (isca de idiota, numa tradução livre)", disse. "Para mim, quando vejo esse tipo de papel , eu os considero 'iscas de idiotas'. Porque em geral são sentimentais. Mas esse não é sentimental, porque é uma espécie de olhar de dentro."

Com o mesmo nome da cidade de Nova York em que Roosevelt morava com a família, o filme se passa durante o verão de 1939, no momento em que FDR se prepara para receber o Rei George 6º e a rainha Elizabeth para uma visita que abriria caminho para a cooperação britânica e norte-americana no momento em que a guerra eclodiria na Europa.

A história é contada sob a perspectiva de uma prima distante de FDR, Daisy, interpretada por Laura Linney, que se torna uma confidente e uma bem-vinda distração para o presidente.

O filme cobre um terreno semelhante ao de "O Discurso do Rei" dois anos atrás, que também foi lançado em Toronto e fez carreira ganhando os Oscar de melhor filme e valeu a Colin Firth um prêmio por sua interpretação do gago George 6º.

* (Edição de Jill Serjeant e Leslie Gevirtz)