Topo

Excesso de tramas e personagens faz "Polissia" parecer uma série de TV "esticada"

Cena do filme francês "Polissia", que estreia nesta sexta-feira (28) em São Paulo - Divulgação / Vinny Filmes
Cena do filme francês "Polissia", que estreia nesta sexta-feira (28) em São Paulo Imagem: Divulgação / Vinny Filmes

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

20/09/2012 09h43Atualizada em 28/09/2012 03h20

Após estrear no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o longa francês "Polissia" chega a São Paulo para mostrar o cotidiano de uma unidade especial da polícia parisiense designada para investigar crimes contra menores. É um cotidiano barra-pesada,que os membros do grupo tentam enfrentar com humor (assista a um trecho exclusivo do longa).

DIRETORA E ATRIZ DESLOCADA

  • Divulgação

    A artista Maïween assina o longa e participa das cenas na pele de uma personagem desenvolvida apenas superficialmente na trama francesa

Escrito e dirigido pela atriz Maïwenn, o filme nem sempre se sustenta por conta de excessos de personagens e tramas e se aparenta com um episódio mais longo de uma série de TV: nem mesmo com mais de duas horas de duração consegue mostrar profundidade. Mas desse caos proposital, ainda é possível emergir doses de humanismo que fazem o filme valer a pena.

Ganhador do Prêmio do Júri, no Festival de Cannes do ano passado, "Polissia" monta pequenos dramas e os insere num universo maior. Descortina a vida de policiais, vítimas e pedófilos, criando um painel de histórias interligadas por tema e pelo quartel-general.

Mais importante do que os casos que investigam são os efeitos causados nos policiais que, mesmo experientes, se chocam com as atrocidades de alguns casos.

A melhor parte do filme na performance naturalista do elenco, que inclui Karin Viard ("Inferno"), Marina Foïs ("Para Poucos"), Nicolas Duvauchelle ("Minha Terra, África") e Frédéric Pierrot ("A Guerra Está Declarada").

Já Maïween faz um personagem mal desenvolvido e sem sentido durante todo o filme -- uma fotógrafa selecionada pelo Ministério do Interior para registrar o trabalho na Unidade.

"Polissia" agrada mais por partes isoladas, quando visto pelo conjunto. O clímax e a cena final parecem bastante apressados, sem uma construção dramática mais convincente.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

VEJA TRAILER LEGENDADO DE "POLISSIA"