Topo

"Neste filme eu faço uma referência ao 'Bambi'", diz Tim Burton sobre "Frankenweenie"

Victor e seu cão Sparky em cena do filme "Frankenweenie", de Tim Burton (2012) - Divulgação
Victor e seu cão Sparky em cena do filme "Frankenweenie", de Tim Burton (2012) Imagem: Divulgação

Zorianna Kit

03/10/2012 13h49

O cineasta Tim Burton retorna às suas raízes de animação em stop motion com o lançamento de "Frankenweenie", um filme 3D em preto e branco sobre um menino que usa a ciência para trazer seu amado cachorro de volta à vida. O filme é da Walt Disney, que demitiu Burton há mais de 20 anos por sua primeira versão de "Frankenweenie". 

Burton, de 54 anos, falou à Reuters sobre a realização de desejos e o motivo de a história ser muito pessoal. O filme, que estreia em 5 de outubro nos Estados Unidos e em 2 de novembro no Brasil, tem como base o curta-metragem de mesmo nome, gravado por Tim Burton em 1984, quando trabalhava como animador na Disney.

Pergunta - "Frankenweenie" toma como base a relação que você teve com o seu cão quando criança. Como era o cachorro?
Tim Burton - Eu tinha essa forte ligação com um vira-lata que a gente tinha, chamado Pepe, e era uma conexão boa, muito poderosa. O cachorro não deveria viver muito tempo por causa de uma doença que ele tinha, mas acabou vivendo um bom tempo. Você tem essa conexão forte e pensa: "Bem, quanto tempo isto vai durar?". Você realmente não entende os conceitos de morte naquele momento.

Veja trailer legendado de "Frankenweenie"

"Frankenweenie" era um filme curto de ação que você dirigiu para a Disney em 1984. O que fez você decidir fazer um filme longa-metragem como uma animação em stop-motion?
Pareceu ser a forma correta para ele. Eu sempre gostei da estrutura de filmes como "Frankenstein" e depois "A Casa de Frankenstein", onde eles incorporaram outros monstros. Eu tentei ser bem claro e não apenas aumentar a versão curta. Eu peguei o coração e espírito do que era o "Frankenweenie" curto, peguei a história de Frankenstein, e fui atrás das outras estruturas de Frankenstein, onde as outras crianças --ou monstros-- vêm brincar.

Por que "Frankenstein"?
Eu aprendi sobre a morte assistindo a "Frankenstein" e "Drácula'. Embora você realmente não entenda, você se toca. E esse é o propósito dessas histórias, meio que preparar você para as coisas abstratas que ainda não conhece.

O curta original fez você ser demitido da Disney porque eles acharam que era inapropriado para crianças. Você acha que eles estavam certos?
Neste filme, "Frankenweenie", eu faço uma referência ao "Bambi", porque a fundação da Disney foi baseada na exploração dessas coisas, como a mãe do Bambi morrendo, por exemplo. Ou "O Rei Leão", em que existe morte no filme todo. Acho que as pessoas na empresa esquecem a história dos filmes da Walt Disney.

Quão assustador é o filme novo?
Não há gritos e nenhum corpo sendo esmagado. Eu senti como se fosse o caminho mais seguro e positivo para explorar esses temas. É mais uma fantasia, uma realização do desejo.

Pepe era um vira-lata na vida real, mas no filme curto e neste longa ambos cães são bull terrier. Por que essa raça?
Meus desenhos originais para o filme são bastante abstratos. Eles realmente não identificam uma raça. Eu estava tentando fazer o cão mais geral, com o tipo certo de espírito. Mas quando chegou o momento de usar um cão real, (usar um bull terrier) definitivamente pareceu ser o tipo certo. Eles são muito especiais.