Topo

Com roteiro fraco, animação "Hotel Transilvânia" mostra humano causando transtorno a monstros

Conde Drácula, personagem de "Hotel Transilvânia", filme que estreia em 5 de outubro no Brasil - Divulgação / Sony
Conde Drácula, personagem de "Hotel Transilvânia", filme que estreia em 5 de outubro no Brasil Imagem: Divulgação / Sony

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

04/10/2012 10h51Atualizada em 05/10/2012 04h52

O conceito da animação infantil "Hotel Transilvânia" é bem simples: cansado das perseguições dos humanos, o conde Drácula monta um hotel escondido no meio de uma floresta, onde monstros e outras criaturas estranhas podem se esconder e ter alguns dias de paz. O filme estreia em formato convencional e 3D, ambos com opções dubladas ou legendadas.

PITADAS DE "MONSTROS S.A."

  • Divulgação

    O espanto que um humano causa a monstros no filme lembra a trama do clássico da Pixar

A execução do desenho não é ruim, mas o filme não alcança todo o potencial que promete. A resposta está no roteiro, que tem dificuldades de ir além do bom ponto de partida.

A narrativa começa com Jonathan, um garoto mochileiro e interessado em conhecer o mundo que encontra o hotel por acaso. O personagem recebe voz de Andy Samberg na versão original, e de Mckeidy Lisita, na nacional.

Drácula -- dublado por Adam Sandler -- está preparando a festa de 118 anos para a filha Mavis, quando Jonathan chega procurando um quarto, curioso pelo aspecto tão inusitado do local. A voz do conde em português foi gravada por Alexandre Moreno.

A presença de um humano pode acabar com os negócios do vampiro: afinal, trata-se de um oásis para monstros. Por isso, ele disfarça o garoto como Frankenstein e mente para o verdadeiro monstrengo.

O menino vai ensinar aos monstros como se divertir de verdade e acaba apaixonado por Mavis -- voz de Selena Gomez. Curiosa por conhecer o mundo, a garota corresponde às investidas de Jonathan e segue o estereótipo da adolescente rebelde contrariando as ordens do pai, mesmo quando Drácula alerta que humanos são perigosos. A garota foi dublada na versão nacional por Fernanda Baronne.

O estranho no reino dos monstros tem papel parecido com o da menininha Boo, uma das figuras mais marcantes da animação "Monstros S.A.", que causa transtorno ao invadir um mundo de criaturas bizarras que ganham a vida assustando humanos. Mas o humor aqui não é tão sutil ou sofisticado.

A referência mais explícita à Pixar está no cozinheiro do hotel, um francês que tem como guru um rato -- mas ao contrário do protagonista de "Ratatouille", o roedor aqui não tem nada de fofo ou simpático.

Os traços e o colorido do longa são atrativos e a riqueza de detalhes é impressionante, mas o roteiro -- ou o desenvolvimento da ideia original -- precisaria de um esforço maior. No final das contas, o fato de ser assinado por cinco pessoas pode ter atrapalhado.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

VEJA TRAILER DUBLADO DE "HOTEL TRANSILVÂNIA"