Topo

Robert Pattinson busca papéis mais adultos e "perigosos" depois de fim de "Crepúsculo"

Robert Pattinson participa de pré-estreia de "Amanhecer parte 2" em Los Angeles (EUA) - Mario Anzuoni/Reuters
Robert Pattinson participa de pré-estreia de 'Amanhecer parte 2' em Los Angeles (EUA) Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Piya Sinha-Roy

De Los Angeles

16/11/2012 21h00

O ator Robert Pattinson mexeu com os corações adolescentes no papel do vampiro Edward Cullen nos filmes da "Saga Crepúsculo", mas, ao encerrar a série que fez sua carreira deslanchar, ele disse estar atrás de papéis mais adultos e "perigosos".

"Amanhecer - Parte 2", lançado nesta semana, é o quinto e último episódio da série, no qual o atormentando amante Edward se torna um pai e marido disposto a proteger sua família de um antigo clã vampiresco.

O galã britânico de 26 anos diz que o assédio dos fãs de "Crepúsculo" o sobrecarrega, mas que ele espera que o público o acompanhe na nova fase da sua carreira.

"É tudo uma questão de controle. Agora, não sinto que eu tenha controle nenhum", disse ele à Reuters, rindo. "São fãs muito ardorosas, então é realmente importante descobrir como lidar com esse público veemente."

Pattinson ficou famoso como o sombrio Edward, mas disse não temer a pecha de jovem herói angustiado. "Não sou particularmente angustiado na minha vida real", afirmou.

O ator já está encaminhando sua carreira para a nova fase. Interpretou um gigolô francês do século 19 em "Bel Ami" e um bilionário numa crise existencial em "Cosmópolis", de David Cronenberg. Os dois filmes, no entanto, foram mal nas bilheterias.

Na fila agora estão "Map to the Stars", novamente com Cronenberg, e "The Rover", de David Michôd, faroeste ambientado no deserto australiano.

"Tudo com que me comprometi agora é muito físico, porque sinto que fiz algumas coisas em que fico muito parado. Estou tentando encontrar pessoas que estejam fazendo coisas que pareçam perigosas", disse Pattinson.