Topo

"A Origem dos Guardiões" transforma Papai Noel e coelho da Páscoa em super-heróis

Cena da animação "A Origem dos Guardiões", de Peter Ramsey - Paramount/Divulgação
Cena da animação "A Origem dos Guardiões", de Peter Ramsey Imagem: Paramount/Divulgação

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

29/11/2012 15h49Atualizada em 29/11/2012 22h49

Com esplendor de luzes, brilhos, cores e barulho, "A Origem dos Guardiões" é uma animação bonita, que faz um bom uso do 3D, embora sua trama reflita bem o espírito do norte-americano padrão: ver-se como o centro do mundo.

Os personagens, à exceção de Papai Noel e de um coelho da Páscoa, estão mais ligados à mitologia daquele país. Jack Frost, Sandman e a Fada dos Dentes são personagens com pouco sentido para o público brasileiro, embora, a certa altura, a trama faça o favor de explicar quem são.

No papel de guardiões da inocência das crianças, os personagens iluminam o mundo com risos e alegria. Para que seus defensores não sumam, os jovens precisam acreditar nas entidades. O grupo luta contra um tipo de bicho-papão chamado Breu (voz de Jude Law), que pretende acabar com a inocência infantil e assim dominar o mundo.

Papai Noel (Alec Baldwin), cujo nome é Norte, foi um espadachim cossaco que recebeu a missão de cuidar das crianças. Nos seus braços, ele tem tatuadas as palavras "bom" e "mau". Já o coelho da Páscoa (Hugh Jackman) não tem nada daquele animal pequeno e fofinho, conforme conta a lenda. Ele é grande, praticamente um guerreiro. Enquanto isso, a Fada do Dente é mais ou menos como aquela imagem vendida por Hollywood.

No filme, Jack Frost (Chris Pine) é uma figura difícil -- como pessoa e como personagem -- de ser compreendido. É um menino capaz de gerar frio e congelar. Ninguém acredita em sua existência, mas quando o mundo está ameaçado é ele quem terá o poder de reverter a situação. O passado do rapaz representa o momento realmente dramático do filme. Apesar do título do longa, somente a origem dele é revelada.

Jack é o único personagem a ter uma infância como as das crianças normais. Isso permitiu ao guardião virar amigo dos pequeninos com mais facilidade -- desde que a garotada mantivesse a crença na existência dele.

VEJA TRAILER DUBLADO DE "A ORIGEM DOS GUARDIÕES"

A direção é do estreante Peter Ramsay, cujo trabalho no departamento de arte inclui longas como "O Grinch" e "O Espanta-Tubarões". O roteiro, baseado em livros de William Joyce, tem algumas boas sacadas como transformar figuras como Papai Noel e o coelho da Páscoa em uma espécie de super-heróis, bem como imaginar uma rivalidade entre esses dois personagens, disputando quem é mais amado ou famoso.

Mas é no visual mesmo que o longa se justifica. O filme estreia em cópias dubladas e legendadas, ambas disponívels para exibições convencionais, em 3D e em IMAX.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb