Topo

Bons elenco e direção de arte falham em salvar "Caça aos Gângsteres"

Elenco do filme "Caça aos Gângsteres", de Ruben Fleischer. Da esquerda para a direita: Giovanni Ribisi, Josh Brolin, Ryan Gosling, Anthony Mackie, Michael Peña e Robert Patrick - Divulgação / Warner
Elenco do filme "Caça aos Gângsteres", de Ruben Fleischer. Da esquerda para a direita: Giovanni Ribisi, Josh Brolin, Ryan Gosling, Anthony Mackie, Michael Peña e Robert Patrick Imagem: Divulgação / Warner

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

31/01/2013 16h27Atualizada em 31/01/2013 21h57

O longa policial "Caça aos Gângsteres", de Ruben Fleischer, aposta em bela direção de arte e elenco recheado de atores como Sean Penn e Ryan Gosling para, infelizmente, esbarrar em clichês que impedem a história de decolar.

Fleischer, cujo talento foi muito mais bem usado na comédia "Zumbilândia", não ultrapassa o pastiche de filmes melhores do gênero policial. Os clichês do gênero estão todos lá: gângster malvado (Penn), detetive durão (Josh Brolin), detetive Don Juan (Gosling), femme fatale de bom coração (Emma Stone), todos na Los Angeles do final dos anos de 1940.

Não há uma ideia original no roteiro assinado por Will Beall, baseado num romance de Paul Lieberman. Essa é a típica produção que Hollywood costuma desovar -- tal qual os cadáveres no filme -- no começo do ano, pouco antes do Oscar. É a indústria oferecendo um plano B aos espectadores que não conseguem ingressos para os filmes indicados e decidem ver outra coisa para não perderem viagem.

A trama gira em torno da ascensão do esquadrão do departamento de polícia de Los Angeles e seu combate contra o mafioso mais poderoso da cidade, Mickey Cohen (Penn). Liderada por John O'Mara (Brolin), a luta não é fácil -- assim como não é fácil disputar contra filmes melhores como os recentes "Los Angeles - Cidade Proibida" e "Inimigos Públicos" ou clássicos do gênero, como "Chinatown" e "Os Intocáveis".

Cansado dos artifícios de Mickey, o esquadrão declara guerra e as ruas da cidade são tomadas por tiros e sangue. A partir desse confronto, não se consegue mais fugir do esquematismo dos tiroteios promovidos alternadamente por cada lado da lei.

Os personagens, o tema e a própria trama nas mãos de escritores competentes do gênero -- como Raymond Chandler ou James Ellroy -- poderiam ter outro ritmo ou abordagem. Mas, nesta versão, o resultado mais parece um baile a fantasia.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

VEJA TRAILER LEGENDADO DE "CAÇA AOS GÂNGSTERES"