Topo

Filme de José Padilha analisa suspeita de crimes contra yanomamis

Cena do documentário "Segredos da Tribo", do cineasta brasileiro José Padilha - Divulgação / Zazen Produções
Cena do documentário "Segredos da Tribo", do cineasta brasileiro José Padilha Imagem: Divulgação / Zazen Produções

Neusa Barbosa

Do Cineweb*

21/02/2013 13h27Atualizada em 22/02/2013 03h20

Polêmicas sempre estão na alça de mira do cineasta carioca José Padilha. Ao longo de uma cinematografia premiada, o diretor trabalhou em ficções como "Tropa de Elite" (2007) e documentários como "Ônibus 174" (2002) e "Garapa" (2009). Já "Segredos da Tribo" estreou em 2010 no circuito de festivais como Sundance, nos EUA, e É Tudo Verdade, no Brasil, e chega agora às salas de cinema nacionais (veja trailer no pé da página).

Coprodução entre o Brasil e Inglaterra, "Segredos da Tribo" investiga um escândalo de abuso contra tribos yanomamis que, há décadas, divide a comunidade científica internacional.

As suspeitas giram em torno das dramáticas acusações contra o sócio-biólogo norte-americano Napoleon Chagnon e o linguista francês Jacques Lizot, acusados de manipulação médica, pedofilia, exploração de prostituição e até genocídio. A dupla estava na expedição pioneira à isolada comunidade yanomami, no sul da Venezuela, em 1968.

Financiada pela Comissão de Energia Atômica dos EUA, a expedição, chefiada pelo geneticista James V. Neel, teria como real missão uma pesquisa médica, junto a um grupo humano até então não exposto à radiação, poluição ou doenças epidemiológicas.

Por isso, à parte dos estudos antropológicos e linguísticos, foram coletadas amostras de sangue, saliva, e outros materiais dos indígenas.

O documentário dedica-se a mapear exaustivamente o impacto desta expedição junto aos índios, que também são entrevistados, dando depoimentos contundentes sobre a exploração sexual de meninos no passado por parte de Lizot. O cientista foi procurado pelo cineasta, mas não quis dar entrevistas -- ao contrário de Chagnon e dos outros acusados.

Sem ser o primeiro filme a abordar o tema incendiário -- já retratado em outros trabalhos como "Napëpë", de Nadja Marin, que chegou a acusar Padilha de plágio --, "Segredos da Tribo" cumpre seu papel de apresentar as várias faces da polêmica, que, em última análise, coloca em xeque uma postura arrogante não raro observada na ciência.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

VEJA TRAILER DO DOCUMENTÁRIO "SEGREDOS DA TRIBO"