Topo

Isabelle Huppert vive papel triplo na comédia "A Visitante Francesa"

Cena do filme "A Visitante Francesa", dirigido pelo sul-coreano Hong Sang-soo - Divulgação / Pandora Filmes
Cena do filme "A Visitante Francesa", dirigido pelo sul-coreano Hong Sang-soo Imagem: Divulgação / Pandora Filmes

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

04/04/2013 11h15Atualizada em 04/04/2013 22h30

O cineasta sul-coreano Hong Sang-soo ("Hahaha") é, guardadas as devidas proporções, uma espécie de Eric Rohmer de seu país. Seus filmes baseiam-se em narrativas construídas sobre detalhes, vidas de pessoas comuns em situações que beiram o banal e, a partir daí, se extrai algo de significado mais profundo. O filme estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis.

Seu novo trabalho, "A Visitante Francesa", é protagonizado pela atriz francesa Isabelle Huppert, que vive três personagens diferentes, em três histórias.

O trio de narrativas é amarrado por uma garota (Jung Yumi) que está escrevendo rascunhos de roteiros de cinema. Enquanto ela pensa, as histórias se materializam. Isabelle é Anne -- um mesmo nome para três mulheres bem diferentes. A graça do artifício, mais do que os perfis distintos, está na interpretação da atriz, capaz de criar nuances e personalidades bem definidas para cada uma dessas mulheres.

O cenário também é o mesmo, um balneário, assim como alguns personagens -- o que muda são as situações. A primeira Anne é uma diretora de cinema que se hospeda próximo a um amigo ator (Kwon Hye Hyo) e sua mulher grávida (Moon So-Ri). Ele acaba dando em cima da francesa, que não se interessa por ele.

Em todas as histórias, Anne pede um guarda-chuva emprestado à vizinha (a própria Yumi), e sai à procura de um farol, um ponto turístico, e acaba encontrando um salva-vidas (Yu Jungsang), o melhor personagem do filme. Atrapalhado e divertido, ele também se apaixona por ela.

No segundo segmento, Anne é uma dona de casa ingênua, casada com um executivo. Ela viaja para o balneário para encontrar seu amante (Moon Sung-keun), um diretor de cinema. Essa Anne é avoada e romântica, além de atrapalhada. Ela perde o celular, encontrado pelo salva-vidas, e fica com medo de seu marido ligar e descobrir que não está em sua cidade.

TRAILER LEGENDADO DO FILME "A VISITANTE FRANCESA"

Já a última Anne é uma professora que foi traída pelo marido, que a trocou por uma garota mais jovem. Ela viaja à Coréia do Sul com sua amiga (Yoon Yeo-jeong), e acidentalmente se envolve com o ator da primeira história, que acaba de conhecer  para desespero da mulher dele.

"A Visitante Francesa" é um filme sobre o cinema, sobre as possibilidades narrativas de que se vale um roteirista na hora de conceber sua trama e seus personagens. É também sobre as escolhas na vida. As opções de Anne em seu passado resultam em vidas e momentos diferentes em seu presente. É também sobre o choque cultural, algumas das cenas mais engraçadas envolvem a incapacidade da protagonista falar coreano.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb