Topo

Filme vencedor do Festival de Tribeca, "The Rocket" usou atores amadores no elenco

26/04/2013 09h49

O filme australiano "The Rocket", ambientado no Laos e falado no idioma local do país asiático, recebeu na quinta-feira (25) dois dos principais prêmios do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York: melhor longa narrativo e melhor ator, para um artista-mirim amador.

A obra de Kim Mordaunt narra as dificuldades de uma família que, sob a liderança de um menino, procura um novo lar em meio ao sofrimento causado pela guerra e pela globalização econômica.

Atores não-profissionais interpretam a maioria dos papéis, como no caso de Sitthiphon Disamoe, que viveu o personagem Ahlo, de 10 anos.

O júri afirmou que o filme "nos oferece uma história transcendental de esperança e perseverança, num mundo que poucos ocidentais jamais têm a chance de ver".

Mordaunt recebeu o prêmio em nome do menino, dizendo: "Olha, não tenho crédito por isso, ele é um ser humano incrível".

Ao receber o troféu de melhor longa narrativo, apresentado por Robert De Niro e Jane Rosenthal, criadores do festival, o cineasta declarou: "Este prêmio vai realmente ajudar este filme e chamará a atenção para o mundo em desenvolvimento, e para nossa relação com o mundo em desenvolvimento".

Veerle Baetens, do filme belgo-holandês "The Broken Circle Breakdown", recebeu o prêmio de melhor atriz, interpretando uma mulher de espírito livre que se torna uma esposa e mãe de luto.

O filme também rendeu o prêmio de melhor roteiro a Carl Joos e Felix van Groeningen, que dirigiu a obra.

O júri da Competição Narrativa Mundial foi composto por Bryce Dallas-Howard, Blythe Danner, Paul Haggis, Kenneth Lonergan e Jessica Winter.

O melhor longa documental foi o norte-americano "The Kill Team", dirigido por Dan Krauss, sobre soldados que se preparam para a guerra. O prêmio de fotografia foi para o germano-norueguês "Before Snowfall".

O canadense Emanuel Hoss-Desmarais ("Whitewash") e o norte-americano Sean Dunne ("Oxyana") ganharam os prêmios de cineastas-revelação, nas categorias documentário e ficção, respectivamente.

O Festival de Tribeca, na sua 12ª edição, foi fundado com o objetivo de estimular a atividade comercial e a produção artística em Nova York depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. O festival, que ainda conta com uma programação paralela de música e gastronomia, também tem edições em Londres e em Doha (Qatar). Em agosto de 2014, o Rio de Janeiro receberá uma edição fluminense da mostra.