Topo

Comédia argentina "2 Mais 2", sobre troca de casais, é cheia de pudores

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

16/05/2013 15h56

Se há alguma novidade na comédia argentina "2 Mais 2" é mostrar aos admiradores fanáticos do cinema argentino que lá também se faz comédia "Globo Filmes". Esta obteve a maior bilheteria naquele país do ano passado, mas, se comparada às nossas comédias - apesar do tema atrevidinho, troca de casais - é bem pudica e sem graça.

O longa, dirigido por Diego Kaplan, é previsível, sem inspiração ou sagacidade. Apenas se propõe a ser moderninho, mas joga a toalha antes da metade. O filme fala de sexo, mas da maneira mais asséptica possível - tudo muito arrumadinho e pudico para não correr o risco de perturbar o público. Para piorar, sua resolução é machista e moralista.

A Argentina que conhecemos do noticiário, numa crise econômica que parece não ter fim, passa longe do que se vê em "2 Mais 2". Talvez seja esse tipo de escapismo, com gente rica e bonita à vista, que tenha agradado tanto ao público.

TRAILER LEGENDADO DA COMÉDIA ARGENTINA "2 MAIS 2"

Diego (Adrián Suar) e seu sócio Ricardo (Juan Minujín) têm uma clínica médica. São especializados em cardiologia. Diego, casado com Emilia (Julieta Díaz), tem uma família de comercial de margarina: todos felizes, bem resolvidos e ricos. Seu sócio mantém um relacionamento de uma década com Betina (Carla Peterson). Esta, logo no começo do filme, conta a Emilia que ela e o namorado participam de festas com troca de casais.

Emilia logo se interessa pela possibilidade de ficar com outros homens com o consentimento de seu marido que, por sua vez, irá se relacionar com outras mulheres. Diego, no entanto, é resistente à novidade. Ricardo explica que há regras: tudo deve acontecer sempre sob o mesmo teto e o marido e a mulher precisam participar. Apesar das objeções, é óbvio que Diego vai ceder e o casal descobrirá as emoções da troca de parceiros.

Depois disso, o longa, escrito por Daniel Cúparo e Juan Vera, percorre caminhos previsíveis. Emilia e Diego gostam tanto, mas tanto, da troca de casais que não perdem a chance de praticá-la com Ricardo e Betina. Tudo, é claro, mostrado da maneira mais familiar possível - para não chocar o público.

De certa forma, "2 Mais 2" parece uma cópia mal feita do francês "Para Poucos" que, por sua vez, já não era grande coisa. Mas, o cinema francês, deve-se admitir, é bem mais corajoso e costuma ir mais longe na discussão dos relacionamentos humanos. Aqui, não há nada disso, apenas um falatório bem sem graça, e, no que diz respeito à famosa latinidade argentina... bem, essa jamais aparece no filme.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb