Topo

Cinema indiano quer mostrar em Cannes que é mais que Bollywood

Belinda Goldsmith

19/05/2013 11h05

Por Belinda Goldsmith

CANNES (Reuters) - Atores de cinema indianos e uma nova leva de diretores estão numa missão no Festival de Cinema de Cannes: mostrar que a sua indústria, que completa cem anos em 2013, é mais do que apenas Bollywood.

A Índia tem a maior indústria de cinema do mundo, produzindo mil filmes por ano, em comparação com os 600 de Hollywood. No entanto, filmes de Bollywood (Mumbai) e outras produções regionais têm enfrentado dificuldades para emplacar no mercado global, já que o cinema indiano tende ser encarado como longos números de música e dança.

Nesta edição 66 do Festival de Cannes, a Índia é o "país convidado" e pretende divulgar um cinema diferente.

"Se você usa o termo Bollywood, ele realmente representa o tipo de filme de música e dança", afirmou à Reuters o diretor Amit Kumar, que neste domingo apresenta o seu "Monsoon Shootout", um suspense policial, em Cannes.

"Precisamos mostrar o cinema indiano como algo mais internacional, e eu espero que nossa presença em Cannes faça o mundo se dar conta que o nosso cinema é mais do que apenas Bollywood."

O filme de Kumar é um dos quatro indianos que serão apresentados em Cannes. Não há filmes indianos concorrendo nas principais categorias do festival.

A delegação indiana em Cannes também busca investimentos para o seu cinema, que deve crescer para um patamar de 5 bilhões de dólares em 2014, segundo um relatório da Ernst & Young.

Há um aumento no número de filmes de Hollywood lançados na Índia, onde 3,6 bilhões de ingressos foram vendidos no ano passado. Hollywood tem lançado filmes na Índia de forma simultânea às estreias na América do Norte.

A participação da Índia em Cannes tem sido destacada desde o início do festival de 12 dias. Amitabh Bachchan esteve no tapete vermelho da noite de abertura para marcar a sua estreia em Hollywood em "O Grande Gatsby", estrelado por Leonardo DiCaprio.

A atriz Vidya Balan também passou pelo tapete vermelho como uma das integrantes do júri, liderado pelo diretor Steven Spielberg.

Neste domingo, haverá um jantar de gala para celebrar o centenário do cinema indiano.