Topo

Protagonista visita passado e tenta se reinventar em "Camille Outra Vez"

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

30/05/2013 15h31

A comédia francesa "Camille Outra Vez" é exatamente o que seriam as norte-americanas "Peggy Sue seu Passado a Espera" ou "De Repente 30" se gravadas em terras francesas. O que não quer dizer que seja melhor que o longa protagonizado por Jennifer Garner -- apenas é diferente, mas nem tanto assim.

"Camille Outra Vez" traz Noémie Lvovsky ("L'Apollonide - Os Amores da Casa de Tolerância") como protagonista, roteirista e diretora. O filme mostra uma atriz beberrona e inexpressiva à beira de um divórcio, por conta da paixão do, Éric (Samir Guesmi), por uma mulher mais nova.

A moça afoga as mágoas num copo que nunca fica vazio numa festa de réveillon na casa da amiga, Josepha (Judith Chemla). Até que, na virada do ano, desmaia e milagrosamente acorda no hospital como se tivesse 16 anos. Seus pais (Yolande Moreau e Michel Vuillermoz) vão buscá-la e dão uma bronca na adolescente.

A graça disso está mesmo no estranhamento da própria atriz, de quase 50 anos, fazer a personagem 34 anos mais nova -- assim como suas amigas de escola também interpretadas por atrizes bem mais velhas do que adolescentes.

TRAILER LEGENDADO DE "CAMILLE OUTRA VEZ"

Não custa muito para Camille compreender a situação e tirar proveito disso. Quando voltam as aulas, e ela reencontra Éric, que conhece apenas de vista. Ela o evita, para surpresa do rapaz que, aos poucos se apaixona por ela. Fora isso, a protagonista também tenta impedir acontecimentos como a morte da mãe, e, para manter a memória dos pais, registra em seu gravador conversas banais entre a família.

A graça do filme vem exatamente de Noémie encarar as situações mais estranhas de forma quase banal e procurar tirar proveito de outras que possam transformar sua vida no futuro. Os anos 1980 ressurgem em toda sua cafonice com força -- sejam nos figurinos ou na trilha sonora.

O veterano ator Jean-Pierre Léaud e Mathieu Amalric fazem pequenas participações. O primeiro é um relojeiro com uma espécie de poder mágico. Ao consertar o relógio de Camille, o homem incrementa o acessório com o poder de voltar no tempo. Já Amalric vive um professor histérico, o que rende uma das cenas mais divertidas do filme.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb