Topo

Sombrio, "O Homem de Aço" busca rejuvenescer Super-Homem

Eric Kelsey

Da Reuters, em Los Angeles

14/06/2013 11h01

"O Homem de Aço", nova aventura do Super-Homem nos cinemas, estreia nos Estados Unidos nesta sexta-feira (14) com a expectativa de rejuvenescer o clássico personagem dos quadrinhos com um enredo sombrio e cheio de ação.

O diretor Zack Snyder ("300" e "Watchmen") disse que precisou buscar um equilíbrio entre ser fiel à história do personagem, mas sem repetir versões anteriores do cinema e da TV.

"Acho que um erro seria perguntar conscientemente: 'Quais erros eles cometeram no passado''. Esse tipo de abordagem reativa -- isso acabaria em desastre", disse Snyder, de 47 anos.

"A forma como olhamos para isso foi assim: 'Digamos que acabamos de encontrar essas revistas em quadrinhos em baixo da nossa cama, e esse personagem, Super-Homem, parece bem legal para fazer um filme a respeito'", acrescentou.

O Super-Homem, criado em quadrinhos por Joe Shuster e Jerry Siegel em 1938, já teve cerca de uma dúzia de versões para cinema e TV, incluindo os quatro filmes estrelados por Christopher Reeve entre 1978 e 1987.

"O Homem de Aço" narra as origens do super-herói, interpretado pelo britânico Henry Cavill, o que faz desse longa um trampolim para a retomada da série - que não decolou em uma tentativa anterior, "Super-Homem - O Retorno", dirigido por Bryan Singer em 2006.

O estúdio Warner Bros. chamou o cineasta Christopher Nolan - diretor de três filmes do Batman que arrecadaram mais de 2 bilhões de dólares no mundo entre 2005 e 2012 - como produtor e roteirista de "O Homem de Aço".

"Ele me tratou provavelmente da forma como gostaria de ser tratado", disse Snyder. "Se eu tivesse um problema, ele estava lá para dizer: 'O que está acontecendo? Que tal isso aqui?', oferecendo conselhos sempre que eu precisasse."

"O Homem de Aço" tem também Amy Adams como Louis Lane, par romântico do protagonista, e Michael Shannon como o vilão General Zod.