Topo

Comédia "Todo Mundo em Pânico 5" satiriza "Mama" e "Cisne Negro"

Alysson Oliveira

Do Cineweb*

27/06/2013 11h41

Como nos filmes anteriores da série, "Todo mundo em pânico 5" requer um conhecimento prévio de alguns dos filmes mais badalados dos últimos anos. Caso contrário, para quem assiste, essa sátira será indecifrável. No caso, os alvos são "Atividade paranormal", "Mama", "Cisne Negro" e "Planeta dos Macacos: A Origem".

A primeira cena é, na verdade, a melhor. Estão na cama prestes a transar Charlie Sheen e Lindsay Lohan, que interpretam a si mesmos, sem o menor pudor de se ridicularizarem, citando seus inúmeros problemas com a justiça. Quando Martin desaparece, seu irmão, Dan (Simon Rex), e a mulher dele, Jody (Ashley Tisdale), precisam cuidar do trio de sobrinhos - duas meninas e um bebê -, que foram encontrados numa cabana na floresta.

Nessa primeira parte, "Todo mundo em pânico 5" segue de perto a trama do filme de terror "Mama", expondo e ridicularizando os absurdos do filme protagonizado por Jessica Chastain, exibido nos cinemas brasileiros há poucos meses. Jody não quer ser mãe e, mesmo se quisesse, ela não leva o menor jeito - sendo capaz de, acidentalmente, colocar fogo na cabeça do bebê, entre outros desastres.

TRAILER DUBLADO DE "TODO MUNDO EM PÂNICO 5"

Desde pequena, ela tem outro sonho: tornar-se bailarina. Para isso, participa de um teste para uma montagem de "O Lago dos Cisnes". Aqui, Ashley assume o papel que rendeu um Oscar a Natalie Portman, protagonista de "Cisne Negro". E encontra uma rival, sua substituta, Kendra (Erica Ash), além da veterana que perdeu o lugar para ela, interpretada por Molly Shannon.

Enquanto isso, Dan é um cientista, cujas pesquisas desenvolvem um macaco mais inteligente do que todo os personagens do longa juntos. Jerry O'Connel -- que esteve no "Pânico" original, de 1997 -- interpreta Christian Gray, sujeito que perdeu toda a fortuna decorando o quarto com equipamentos para a prática de sadomasoquismo.

Outro sujeito, que é a cara de Leonardo DiCaprio, ajuda Jody a entrar no sonho de uma das sobrinhas para tentar descobrir o que é a tal da Mama. A ficção científica "A origem" e o romance "50 tons de cinza" também comparecem na trama.

"Todo Mundo em Pânico 5" é só um pouco mais de humor barato -- nem sempre engraçado. Apesar do roteiro assinado pelo veterano David Zucker, é melhor que ninguém alimente expectativas muito altas, ou espere algo no estilo de outras comédias assinadas por ele, como as da série "Corra Que A Polícia Vem Aí".

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb