Topo

Novo filme de mestre da animação japonesa faz alerta ao país

Cena da animação "Kaze Tachinu", ("The Wind Rises", em inglês) de Hayao Miyazaki, que estreou no topo da bilheteria japonesa no mês passado e está na competição principal no próximo Festival de Veneza - Reprodução
Cena da animação "Kaze Tachinu", ("The Wind Rises", em inglês) de Hayao Miyazaki, que estreou no topo da bilheteria japonesa no mês passado e está na competição principal no próximo Festival de Veneza Imagem: Reprodução

Elaine Lies

De Tóquio/Reuters

06/08/2013 14h53

O novo filme de Hayao Miyazaki já é um sucesso de bilheteria, mas os temas envolvendo os perigos do nacionalismo e da guerra atraíram críticas inéditas para o animador premiado com o Oscar.

"The Wind Rises", que estreou no topo da bilheteria japonesa no mês passado e está na competição principal no próximo Festival de Cinema de Veneza, baseia-se no homem que projetou o temido avião de combate japonês Zero, usado na Segunda Guerra Mundial.

Críticos veem o filme como uma advertência velada de que o Japão poderia estar novamente seguindo a mesma direção.

Miyazaki, de 72 anos, enfatizou esse alerta em um ensaio crítico em meados de julho sobre as propostas do primeiro-ministro Shinzo Abe de rever a Constituição pacifistado país.

"O tempo mostrado no filme lembra o presente", disse o crítico de cinema Ryusuke Hikawa, referindo-se ao terremoto de 1923 que devastou Tóquio e à Grade Depressão dos anos 1930, paralelos ao terremoto e tsunami de 2011 e à crise econômica vivida pelo Japão.

"Depois do terremoto houve tumultos e o Japão começou a caminhar rumo à guerra. É possível sentir algumas similaridades... a economia estava ruim e, psicologicamente, era uma situação em que se devia fazer alguma coisa grandiosa, e foi como as coisas se tornaram nacionalistas", acrescentou.

Abe, cuja coalizão venceu as eleições no Senado no mês passado, prometeu revitalizar a economia, aumentar a postura defensiva do Japão e rever a Constituição. Os eleitores temem seus pontos de vista constitucionais, mas saúdam suas políticas econômicas.

Marcada pelas cores vívidas de Miyazaki, a história do engenheiro Jiro Horikoshi é o primeiro filme do diretor centrado em uma figura histórica e eventos reais.

Grande parte da ameaça está mascarada pela subtrama romântica, enquanto o trabalho de Horikoshi no Zero aparece como um esforço nobre de um homem apaixonado por aviões e voo. Esse é um amor compartilhado por Miyazaki, cujo pai fabricava partes de aviões.