Kusturica filmará documentário sobre presidente uruguaio José Mujica

MONTEVIDÉU, 9 Ago (Reuters) - O cineasta sérvio Emir Kusturica filmará a partir de outubro um documentário sobre a vida do presidente do Uruguai, José Mujica, um veterano ex-guerrilheiro de esquerda com uma agenda liberal, incluindo a legalização da maconha, disse um produtor próximo ao projeto.

As filmagens vão começar ao final de 2013 em Washington, quando o presidente uruguaio de 78 anos tem marcada uma reunião com o presidente dos EUA, Barack Obama.

Kusturica voará a Montevidéu em dezembro para entrevistar Mujica, disse à Reuters na quinta-feira o produtor Marcelo Carrasco, que fez o contato entre o cineasta e o presidente.

Mujica, um político de esquerda, tem cativado a mídia internacional devido a seu estilo de vida austero. Após ser eleito em 2009, renunciou a 87 por cento de seu salário e vive em uma modesta granja nos arredores de Montevidéu.

Como presidente, Mujica promoveu a legalização do comércio e consumo de maconha, o aborto e a casamento de pessoas do mesmo sexo, pondo a pequena nação sul-americana na vanguarda do debate internacional sobre esses temas.

Não será o primeiro documentário feito por Kusturica. O cienasta sérvio lançou em 2008 um filme sobre a vida do astro do futebol argentino Diego Armando Maradona.

Kusturica, um cineasta cult, ficou famoso por filmes como "Gato Negro, Gato Branco" (1998) e "Underground - Mentiras de Guerra" (1995), ambos nos Bálcãs.

Mujica foi um dos líderes do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, grupo guerrilheiro que tentou chegar ao poder por meio da luta armada no fim da década de 1960 e início da seguinte, servindo de modelo para outros movimentos revolucionários da América Latina.

Ele foi capturado no início da década de 1970 e passou 13 anos preso, boa parte do tempo isolado em uma masmorra, durante a ditadura militar.

O produtor Carrasco disse à Reuters que a ideia do documentário foi do próprio Kusturica. Mujica aceitou a proposta de bom grado.

(Por Felipe Llambías e Alejandro Lifschitz)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos