Topo

"Gravidade" ganha Oscar de melhor fotografia e edição de filme

03/03/2014 00h37

LOS ANGELES, 3 Mar (Reuters) - O drama "Gravidade" ganhou mais duas estatuetas do Oscar, de melhor fotografia e melhor edição de filme, na 86ª cerimônia de entrega do principal prêmio da indústria do cinema, no Teatro Dolby, em Los Angeles, na madrugada desta segunda-feira.

"Gravidade" já levou prêmios de mixagem de som, edição de som e efeitos visuais.

É um drama cheio de efeitos especiais sobre astronautas perdidos no espaço e à procura de uma nave com as mínimas condições de trazê-los de volta à Terra, em uma angustiante corrida contra o tempo e a falta de oxigênio.

O filme começa justamente por definir a oposição entre a brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial Ryan Stone (Sandra Bullock) e o bem-humorado veterano astronauta-chefe, Matt Kowalsky (George Clooney), no comando do seu último voo antes de se aposentar.

Matt está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com Ryan. Eles são surpreendidos por uma chuva de destroços provocada pela destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral.

A nave é destruída, deixando ambos completamente sozinhos, dependendo um do outro em um ambiente de total escuridão. Sem qualquer apoio da base terrestre da Nasa, os dois precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

O diretor mexicano Alfonso Cuarón inova a partir de uma concepção do cenário extremamente claustrofóbica, enfatizando os elementos da escuridão e do silêncio totais que caracterizam esse grande universo em que homens se aventuram com suas pequenas naves e estações espaciais, mínimos diante da imensidão à sua volta como grãos de poeira.

Também disputavam o Oscar de melhor fotografia os filmes "O Grande Mestre", "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", "Nebraska" e "Os Suspeitos".

Na corrida pela estatueta de melhor edição estavam os filmes "Trapaça", "Capitão Phillips", "Clube de Compras Dallas" e "12 Anos de Escravidão".