Topo

Com Jane Campion e Coppola, mulheres voltam a ser maioria no júri de Cannes

Imagem mostra a presidente do júri de Cannes, Jane Campion, ao lado dos outros jurados do festival, a atriz francesa Carole Bouquet, a atriz iraniana Leila Hatami, o diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn, a diretorna chinesa Jia Zhangke, a atriz sul-coreana Jeon Do-yeon, o ator e diretor mexicano Gael Garcia Bernal e a diretora americana Sofia Coppola - AFP
Imagem mostra a presidente do júri de Cannes, Jane Campion, ao lado dos outros jurados do festival, a atriz francesa Carole Bouquet, a atriz iraniana Leila Hatami, o diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn, a diretorna chinesa Jia Zhangke, a atriz sul-coreana Jeon Do-yeon, o ator e diretor mexicano Gael Garcia Bernal e a diretora americana Sofia Coppola Imagem: AFP

Michael Roddy

28/04/2014 10h14

A cineasta neozelandesa Jane Campion comandará um júri de cinco mulheres e quatro homens no Festival de Cinema de Cannes neste ano, a primeira vez desde 2009 que o grupo tem maioria feminina.

O anúncio, feito nesta segunda-feira, parece ser uma resposta às críticas de que o mais prestigioso festival do cinema mundial dá pouco espaço às mulheres.

Campion foi a única mulher da história a conquistar a Palma de Ouro em Cannes, por seu filme "O Piano", de 1993.

As outras mulheres no júri serão a cineasta Sofia Coppola, dos EUA, e as atrizes Carole Bouquet (França), Leila Hatami (Irã) e Jeon Do-yeon.

Estarão no júri também o ator norte-americano Willem Dafoe, o ator e diretor mexicano Gael Garcia Bernal, o cineasta chinês Jia Zhanke e o diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn.

Dos 18 filmes na competição oficial deste ano, apenas dois foram dirigidos por mulheres: "Still the Water", da japonesa Naomi Kawase, e "Le Meraviglie", da italiana Alice Rohrwacher.