Versão nacional de "Aviões" tem "Beijinho no Ombro" e Compadre Washington
A versão nacional de "Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate", que estreia nesta quinta-feira (17) no Brasil, chega ao país com gostinho brasileiro. O filme não só traduz e adapta o texto para a cultura local, como é de costume, como também traz referências bem atuais, citando a letra de "Beijinho no Ombro", de Valesca Popozuda, e uma icônica frase de Compadre Washington.
A dublagem de Tatá Werneck como Dipper (Julie Bowen no original), a hidroavião do grupo de resgate que é uma fã um pouco obsessiva de Dusty Voo Rasante, deve arrancar risadas da plateia.
No novo filme, da mesma forma que no longa anterior, o protagonista Dusty Voo Rasante precisa lidar com suas próprias limitações, já que o desgaste das corridas prejudicou o avião e o impediu de competir em altas velocidades. Por conta de um incidente, Dusty vê-se obrigado a se transformar em um bombeiro voluntário e ajudar o caminhão de combate a incêndio Mayday (Hal Holbrook) a manter a ordem na pequena cidade.
Dusty sai em busca treinamento com o grupo de resgate e combate ao fogo do Parque Nacional Piston Peak, onde precisa provar ao durão helicóptero Blade Ranger --repetindo a figura do "rígido mestre" comum nos longas da franquia-- que é capaz da tarefa. Para isso, Dusty deverá ajudá-los a manter o lugar a salvo do fogo e da cobiça do gerente do parque, um luxuoso SUV que prioriza os ganhos do resort instalado no local muito mais do que a natureza abrigada naquele espaço.
Na homenagem feita aos bombeiros e na exaltação aos parques nacionais --a produção teve o apoio do corpo de bombeiros da Califórnia, onde grandes incêndios são comuns, e da direção do famoso parque de Yellowstone--, o longa enaltece o heroísmo advindo do altruísmo frente a desejos mais egocêntricos. E ainda coloca um discurso ecológico de forma instrutiva para as crianças, sem ser didaticamente chato.
*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.