Topo

Festival de Cinema de Sarajevo marca 20º aniversário com recorde de estreias

15/08/2014 17h43

Por Maja Zuvela

SARAJEVO (Reuters) - O Festival de Cinema de Sarajevo, que surgiu como ato de desafio durante a guerra da Bósnia de 1992 a 1995, quando a cidade estava sitiada, comemora seu vigésimo aniversário nesta sexta-feira com um recorde de estreias.

Nove filmes estão competindo pelo prêmio principal, entre eles "Three Windows And A Hanging", do Kosovo, sobre uma professora que relata seu estupro durante o conflito. Outros concorrentes à premiação de 21.397 dólares vêm de Geórgia, Turquia, Croácia, Bósnia, Grécia, Áustria, Alemanha, Hungria e França.

O diretor do festival, Mirsad Purivatra, disse que eventos futuros irão buscar concorrentes ainda mais longe.

“Acho que o festival está entrando em uma nova fase, na qual queremos criar um laço mais forte entre a região e o resto do mundo”, declarou ele, acrescentando que o evento vem estabelecendo contatos no Oriente Médio, no México, na Índia, no Líbano e no norte da África.

O festival de cinema de Sarajevo se tornou o maior do gênero nos Bálcãs e atrai cerca de 100 mil espectadores à capital bósnia a cada ano. A programação de 2014 conta com quase 250 produções de 60 países.

O evento irá conceder prêmios honorários ao ator mexicano Gael García Bernal, à estilista e cineasta francesa Agnes B. e ao diretor bósnio Danis Tanovic, já premiado com o Oscar.

O diretor francês Michel Hazanavicius, conhecido por “O Artista", e o húngaro Kornel Mundruczo irão exibir seus filmes que concorreram no Festival de Cannes "The Search" e "White God", respectivamente.