Filmes e séries

Juliette Binoche emociona em drama do diretor norueguês Erik Poppe

Rodrigo Zavala

05/11/2014 16h48

Não faltam superlativos para uma das mais importantes atrizes do cinema mundial, a francesa Juliette Binoche. Multifacetada artista, dedica-se à dança e à pintura, é modelo e filantropa, vencedora do Oscar e de alguns dos principais festivais internacionais de cinema (Cannes, Veneza, Berlim, César, entre outros). A veterana atriz faz um extraordinário trabalho na pele de Rebecca, em "Mil Vezes Boa Noite", que estreia nesta quinta (6).

Dirigido pelo norueguês Erik Poppe (de "Troubled Water"), o filme mostra o dilema da protagonista.

De um lado, o trabalho que ama, como fotojornalista em zonas de conflito, no qual arrisca a vida para mostrar ao mundo genocídios aos quais não raro ele teima em fechar os olhos. De outro, o sofrimento de sua família, em especial do marido Marcus (Nikolaj Coster-Waldau, de série "Game of Thrones"), que exige o fim de suas perigosas incursões.

O ultimato é provocado quando Rebecca volta para casa depois de ficar gravemente ferida no Afeganistão. Aliás, estão ali uma das melhores cenas do filme, quando a fotógrafa acompanha a preparação de uma jovem terrorista suicida, mostrando a dualidade entre o registro puro e as emoções que envolvem a protagonista.

Mas diferentemente de produções como "Sob Fogo Cerrado" (de Roger Spottiswoode, 1983) ou "Repórteres de Guerra" (de Steven Silver, 2010), que versam sobre o tema, Poppe (que também assina o roteiro) evita os questionamentos sobre a neutralidade da jornalista ante a barbárie. Na verdade, exalta a compulsão de Rebecca pelo retrato vívido, mesmo que isso diminua o impacto das lutas armadas para o espectador.

Afinal, o foco está na delicadeza com que Binoche compõe sua personagem e nos conflitos internos que irrompem na tela, com a sensibilidade irresistível da atriz. Seja no frente de batalha ou despedaçando seu coração frente à filha adolescente Steph (Lauryn Canny), Binoche encanta e emociona neste papel que Poppe escreveu para extrair o seu melhor.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
Topo