Topo

Bilheteria de "Pinguins de Madagascar" decepciona DreamWorks nos EUA

Ronald Grover

01/12/2014 13h45Atualizada em 01/12/2014 14h14

"Os Pinguins de Madagascar", a mais recente animação da Dreamworks, teve uma estreia abaixo das expectativas no final de semana do feriado de Ação de Graças nos cinemas norte-americanos.

O filme, distribuído pela Fox, arrecadou 36 milhões de dólares em venda de ingressos durante os cinco dias do feriado e do final de semana, de acordo com a empresa de monitoramento de bilheterias Rentrak.

Especialistas de Hollywood haviam previsto a cifra de 47 milhões de dólares, segundo o site especializado Box Office Mojo.

Recentemente, a Dreamworks cogitou se juntar à empresa de comunicação japonesa Softbank ou à fabricante de brinquedos Hasbro, na esteira de seu fracasso mais recente, "As Aventuras de Peabody & Sherman", seu terceiro fiasco em três anos.

"Com certeza tivemos um desempenho inferior a nossa própria expectativa", afirmou Chris Aronson, presidente de distribuição nacional da Fox, acrescentando que o estúdio previu uma arrecadação da ordem de 40 milhões de dólares. "Mas temos um cenário em aberto diante de nós até o próximo filme familiar", acrescentou.

No dia 19 de dezembro a Sony vai lançar o musical "Annie" e a Fox lançará "Uma Noite no Museu: O Segredo da Tumba", ambos com restrições para o público infantil.

Trailer de "Os Pinguins de Madagascar"

O mau desempenho de "Pinguins" pode ser atribuído a uma bilheteria de Ação de Graças mais fraca, disse Aronson, para quem a animação se mostrou promissora em pesquisas com espectadores jovens.

O filme pode ganhar fôlego nas próximas semanas, enquanto o sucesso "Operação Big Hero 6", da Disney, desacelera, afirmou o analista sênior de mídia da Rentrak, Paul Dergarabedian.

A produção da Disney arrecadou 26 milhões de dólares em seu quarto final de semana em exibição, de acordo com a Rentrak.

"Os Pinguins de Madagascar" ainda pode se beneficiar do forte mercado estrangeiro dos filmes norte-americanos, disse Aronson. A animação somou 61,8 milhões de dólares no exterior até agora, afirmou a Rentrak.

A Dreamworks registrou uma taxa de prejuízo de 59,2 milhões de dólares neste ano, causada sobretudo pelo resultado decepcionante de "As Aventuras de Peabody & Sherman", disse a empresa em seu balanço financeiro.

A empresa também arcou com uma redução de lucro da ordem de 86,9 milhões de dólares no desenho "A Origem dos Guardiões" em 2012 e de 13,5 milhões de dólares em "Turbo" no ano passado em relação às projeções.