Topo

Viggo Mortensen encabeça elenco do suspense "As Duas Faces de Janeiro"

Neusa Barbosa

Do Cineweb, em São Paulo

17/12/2014 17h09

 Roteirista respeitado, a partir de seu trabalho em cults como "Drive" (2011) e uma indicação ao Oscar de roteiro adaptado por "Asas do Amor" (98), o iraniano-britânico Hossein Amini estreia na direção com outra adaptação literária, do suspense "As Duas Faces de Janeiro", de Patricia Highsmith (1921-1995). O filme estreia nesta quinta (18).

A autora norte-americana, uma das mestras mais originais do gênero nas últimas décadas, fornece material notável à criação de uma trama crescentemente sinistra, com roteiro também de Amini, envolvendo três personagens, no cenário falsamente idílico da Grécia de 1962: o casal Chester (Viggo Mortensen) e Colette (Kirsten Dunst) e um guia norte-americano radicado naquele país, Rydal (Oscar Isaac).

Contando com um trio de atores experientes, Amini compõe um jogo de aparências que se desmonta cena a cena, expondo segredos precários de todos os envolvidos. É o caso de Chester e Colette, aparentemente milionários em férias, uma imagem que a chegada repentina de um detetive coloca em xeque.

Rydal é inesperadamente envolvido numa trama suspeita do casal, que precisa fugir com a ajuda do guia —que nunca procurou esconder a atração que lhe desperta a jovem esposa do outro.

Buscando a sutileza, o diretor confia a seus personagens a alternância de climas e sensações, num equilíbrio frágil que sempre flerta com o perigo e faz justiça à autora do texto original.

O ponto fraco do trio, sem dúvida, é Kristen Dunst, que nem sempre dá conta de ser uma loura fatal na medida, como Alfred Hitchcock aprovaria. Mas não estraga a história. Viggo e Isaac (este, um ator em ascensão desde "Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum", dos irmãos Coen) sustentam um duelo de tensão, esticando ao máximo o alcance de seus estratagemas, garantindo a diversão.

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb