Topo

Documentário investiga processo criativo do músico australiano Nick Cave

Alysson Oliveira

Do Cineweb, em São Paulo

11/02/2015 16h27

 Se documentários sobre músicos e bandas em geral consistem em registros de shows entrecortados por entrevistas dos biografados, "Nick Cave: 20.000 dias na Terra", pelo menos, vai na contramão disso. No entanto, o caminho tomado pelos diretores Iain Forsyth e Jane Pollard é capaz de firmar uma conexão com alguém mais do que os fãs do cantor/compositor/poeta/mente atormentada?

"Nick Cave: 20.000 dias na Terra", que estreia nesta quinta (12), é, enfim, um filme para fãs. Feito com muito bom gosto e tecnicamente bem produzido, o documentário é um "mergulho na mente" de Cave, artista australiano nascido em 1957. Ao longo da produção, em diversos cenários criados pelos diretores, ele comenta sobre sua trajetória e (mais sobre) seu processo criativo. Aí entra outra pergunta: quem quer ver o mágico revelar o truque ao invés de fazer a mágica?

Se existe uma mitologia sobre Cave que morou em São Paulo no começo dos anos de 1990 , o filme insiste em salientar, retratando-o como uma pessoa que parece viver em outra dimensão, com suas ideias pouco conectadas, praticamente um artista romântico. Sem supostamente se curvar a qualquer tipo de indústria, o artista passa o tempo criando sua obra, que também inclui romances e roteiros para cinema, como "Os Infratores" (2012).

Ao longo do documentário, vemos Cave em casa, no palco, no estúdio se, às vezes, sua vida mais parece um comercial de uísque ("Keep Walking" seria o slogan), a culpa não é dele. Momentos que mais parecem sonhos colocam em xeque o que é real ou o que é delírio dentro do filme. As idas ao analista, por exemplo. Aquilo realmente é uma sessão de análise? Isso realmente importa?

Aparentemente, não. Por mais que se esforce para ser artístico, "Nick Cave: 20.000 Dias na Terra" não deixa de ser mais uma ferramenta promocional de marketing como tantos outros documentários. Não deixa também de proporcionar uma adulação ao ego de Cave não por acaso, coautor do roteiro, juntamente dos diretores.

Assista ao trailer de "Nick Cave - 20.000 Dias na Terra"

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb