Filmes e séries

Repleto de referências, "Renascida do Inferno" é terror morno

Rodrigo Zavala

Do Cineweb, em São Paulo

04/03/2015 16h34

Não faltam referências a outros filmes de terror em "Renascida do Inferno", do diretor estreante em longas David Gelb. Para os fãs do gênero são transparentes as alusões a "Frankenstein", "Carrie - A Estranha", "Cujo" (ambos baseados no autor Stephen King), e a qualquer filme em que um grupo é confinado com um demônio. Mas será um demônio mesmo?

Essa é a pergunta que o filme, que estreia nesta quinta (5), traz, mas o título em português estraga ao dar nome aos bois, mesmo que isso seja apenas uma dúvida no filme. Em inglês, "The Lazarus Effect", ou "O Efeito Lázaro", relacionado à passagem bíblica (João 11:43-44) em que Jesus ressuscita o amigo morto, o nome original da produção faz mais sentido para entender o que Gelb propõe. Mas, comercialmente, isso poderia trazer certa confusão ao espectador nacional.

O Lázaro, aqui, é um soro desenvolvido por uma equipe de pesquisadores chefiados por Frank (Mark Duplass) e Zoe (Olivia Wilde), que promete reviver os mortos (ele regenera o organismo com a ajuda de choques). Testam-no em animais e com sucesso trazem de volta à vida um cachorro, o Rockie, dias antes sacrificado.

No entanto, durante os experimentos, Zoe morre eletrocutada e Frank (em clara inspiração em "Frankenstein") decide usá-la como cobaia (já que são noivos). Apesar das recusas de Niko, Clay e Eva (Donald Glover, Evan Peters e Sarah Bolger, respectivamente), a tentativa dá certo e a jovem doutora volta à vida.

Questionada sobre o que viu no outro lado, ela é assertiva ao dizer que um episódio em que deixou pessoas morrerem queimadas quando era criança era seu inferno particular. Frank, que não acredita na história, acaba se convencendo de seu sucesso, sem saber que Zoe voltou diferente, uma espécie de "Carrie - A Estranha" do mal, para desespero da equipe.

Embora crie situações de terror (que demoram a aparecer) e tenha uma cinematografia excelente (com cenários e fotografia lúgubres), a tensão nunca realmente prevalece na produção de Gelb. Fora os sustos, pouco se aproveita do tema, que nunca sai da superfície, nem mesmo em relação aos conflitos éticos da experimentação dos protagonistas. Carece, enfim, de substância e, claro, provocar medo, o que é a essência do gênero.

Trailer legendado de "Renascida do Inferno"

*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Cinebiografia a caminho
Reuters
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Topo