Topo

Filme sobre Angela Merkel deve chegar aos cinemas em 2017

A chanceler alemã, Angela Merkel, cuja vida será contada em filme, previsto para 2017 - Reuters
A chanceler alemã, Angela Merkel, cuja vida será contada em filme, previsto para 2017 Imagem: Reuters

Michelle Martin

De Berlim, na Alemanha

18/03/2015 18h27

Um filme sobre a chanceler alemã, Angela Merkel, que cresceu na antiga Alemanha Oriental comunista antes de se tornar a primeira mulher a assumir o cargo após a reunificação do país, vai chegar aos cinemas em 2017, disse o diretor da produtora AVE, de Berlim, à Reuters.

Walid Nakschbandi afirmou que a cinebiografia, cujo título provisório é "Angela Merkel", vai buscar retratar às audiências de todo o mundo tanto a vida política como privada da chanceler alemã.

"Merkel é uma das líderes mais populares e debatidas da Europa", disse ele sobre a mandatária alemã, que é frequentemente considerada a mulher mais poderosa do mundo.

"As pessoas estão sempre discutindo, criticando ou admirando o que ela faz, mas muitas dessas pessoas não sabem realmente quem ela é, de onde ela vem e o que ela representa", acrescentou Nakschbandi.

"Por que ela faz tudo isso? Qual é a sua imagem da Europa e da Alemanha? Como ela é na vida particular - como ela vive?", acrescentou.

Ele afirmou ainda não ter escolhido a atriz que interpretará Angela Merkel, mas disse que a AVE fará uma lista de nomes ao longo dos próximos meses.

A estreia do filme está prevista para o ano em que a Alemanha deve realizar uma eleição federal.

A maioria dos alemães deseja que Merkel, ainda bastante popular mesmo após dez anos no cargo, candidate-se para um quarto mandato, de acordo com pesquisas de opinião divulgadas no fim do ano passado.

O roteiro está sendo escrito por Dirk Kurbjuweit, um jornalista da revista alemã Der Spiegel que já escreveu dois livros sobre Merkel.