Filmes e séries

Robert Redford recebe prêmio Chaplin por sua carreira

Chris Pizzello/Invision/AP
22.jan.2015 - O fundador do Festival de Sundance, Robert Redford, abre a edição deste ano do evento, em Park City, Utah Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

De Nova York

28/04/2015 13h50

Robert Redford acrescentou o Prêmio Chaplin, da Sociedade de Cinema do Lincoln Center, a sua lista de honrarias por seu trabalho na frente e atrás das câmeras, e declarou que ainda gosta de fazer filmes, depois de mais de 50 anos de carreira.

O ator de 78 anos, conhecido por filmes como "Butch Cassidy", "Entre dois Amores" e "Todos os Homens do Presidente", começou sua carreira -- que inclui atuar, dirigir e produzir filmes -- no início dos anos 1960.

Vinte anos depois ele fundou o Instituto Sundance para ajudar cineastas emergentes. O Festival de Cinema de Sundance, com sede no Estado de Utah, é agora considerado o mais importante da produção independente norte-americana.

"É uma ação criativa, assim como a arte, assim como a pintura, a música. A criação de algo pode ser feita em diferentes categorias", disse Redford no tapete vermelho da cerimônia, na segunda-feira à noite. "Então, fazer isso no cinema é apenas uma outra forma de expressão, o que é ótimo."

Redford já ganhou um Oscar de melhor diretor e outro honorário, bem como o Globo de Ouro e o Bafta.

Também estiveram na cerimônia de gala em Nova York a atriz Jane Fonda e a cantora e atriz Barbra Streisand, que lhe entregou o prêmio. "Foi inesperado, o que o torna ainda mais especial", disse Redford.

A Sociedade de Cinema realizou pela primeira vez a cerimônia anual em 1972 para homenagear o britânico Charlie Chaplin, que fez sua carreira nos Estados Unidos, mas viveu exilado na Europa, depois de ser perseguido pelas autoridades norte-americanas - em grande parte, por suas opiniões políticas.

O prêmio foi rebatizado com o nome dele e é concedido a grandes astros de Hollywood, como Sidney Poitier, Tom Hanks, Martin Scorsese e Clint Eastwood.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Cinebiografia a caminho
Reuters
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Topo