Topo

Filme japonês "Lady Maiko" retrata jovem que sonha se tornar gueixa

Atsuko Kitayama

07/07/2015 18h40

Masayuki Suo, mais conhecido por sua versão original japonesa do sucesso de Hollywood "Dança Comigo?", dirigiu um novo filme musical que pode ser melhor descrito como uma versão de "My Fair Lady" vestida em quimono.

O filme "Lady Maiko", de Suo, conta a história de uma garota simples do interior, Haruko, que viaja para a antiga capital do Japão, Kyoto, com a ambição de se tornar uma "maiko" (aprendiz de gueixa) --uma das mais familiares, e ainda assim misteriosas, figuras da cultura japonesa.

"Eu quis retratar como as garotas japonesas viviam com as tradições do Japão", disse Suo na estreia norte-americana do filme, durante o recente Festival de Filmes Japoneses em Toronto.

Haruko é uma menina incomum para uma adolescente moderna no Japão. Ela sonha em aprender as antigas, mas decadentes, tradições de uma maiko. Mas logo descobre que seu sotaque rústico pode atrapalhar seus sonhos. Para ser uma aprendiz de gueixa, ou "geiko", como são chamadas em Kyoto, ela deve falar o dialeto especial da cidade.

É o mesmo desafio enfrentado por Eliza Doolittle, a florista cockney vivida por Audrey Hepburn em "My Fair Lady" (1964).

"Eu sempre considero que o povo de Kyoto é o protótipo do japonês", disse ele. "Eu vejo, em Kyoto, a cultura japonesa em sua forma polida."