"Jogada de Mestre" reconstitui história real do sequestro de Freddy Heineken
Não deixa de ser engraçado que o novo filme do diretor Daniel Alfredson (da excelente trilogia sueca sobre a série "Millennium") tenha sido batizado como "Jogada de Mestre". Afinal, é baseado no sequestro verídico do magnata cervejeiro Freddy Heineken, na Holanda, em 1983, sabidamente malogrado para o quinteto criminoso.
Também é divertido saber que o autor do livro que inspirou o roteiro (e o coescreveu), Peter R. de Vries, só participou do filme, que estreia nesta quinta (30), porque não gostou do abismo entre verdade e ficção de uma produção similar de 2011, "O Sequestro de Heineken", dirigida pelo holandês Maarten Treurniet. Mas também não concordou com a nova versão e, em protesto, sequer apareceu à pré-estreia.
O que não é engraçado é o drama policial morno que Daniel, irmão do cineasta Tomas Alfredson (de "O Espião que Sabia Demais"), apresenta neste novo projeto.
Sem tensão narrativa, com um elenco anglo-australiano que nada tem a ver com a situação e uma ilustração pouco convincente dos fatos (não por acaso de Vries se irritou), a primeira empreitada do diretor na língua inglesa fica devendo ao seu talento.
Na produção, cinco desempregados holandeses bolam um plano para sequestrar o bilionário Freddy Heineken (Anthony Hopkins).
Não se entende como os construtores Cor Van Hout (Jim Sturgess), Willem Holleeder (Sam Worthington), Jan Boellard (Ryan Kwanten), Frans Meijer (Mark van Eeuwen) e Martin Erkamps (Thomas Cocquerel) poderiam ter qualquer aptidão para arquitetar um dos mais rentáveis e famosos crimes no país, que rendeu um resgate de 20 milhões de dólares. Na vida real, eles demoraram dois anos para o feito.
Para começar, roubam um banco para arcar com os custos e, enfim, sequestram o cervejeiro, que é colocado em um cativeiro construído pelos próprios criminosos. Nos conflitos inerentes às semanas de confinamento, Heineken permanece equilibrado e frio, num papel sob medida para o talento de Hopkins.
Mas é no relacionamento do grupo em que se percebe a falta de substância do roteiro. Van Hout e Holleeder, os líderes do bando (que ficam abaixo do potencial dos atores) parecem ser levados pelos acontecimentos e não os responsáveis pela ação. Mesmo Boellard, supostamente o criminoso com coração, está longe de causar alguma impressão nesse sentido.
O filme tenta, de alguma forma, atenuar a falha moral do quinteto com humanismo, mas as fissuras técnicas da narrativa se sobrepõem a esse entendimento. Uma produção, enfim, que em nada corresponde ao título.
Assista ao trailer do filme
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