Topo

O futuro é agora! Fãs comemoram dia do filme "De Volta para o Futuro"

Por Marie-Louise Gumuchian
Imagem: Por Marie-Louise Gumuchian

21/10/2015 20h29

Por Marie-Louise Gumuchian

(Reuters) - Quando Marty McFly viajou para o futuro no filme de 1989 “De Volta para o Futuro 2” – para ser mais preciso, para 21 de outubro de 2015 – ele se deparou com carros voadores, tênis que se ajustavam sozinhos e skates flutuantes.

Os objetos futuristas eram coisas de um mundo distante para o adolescente viajante do tempo, que partiu de 1985 para 2015 para salvar os filhos.

No entanto, aquele dia finalmente chegou nesta quarta-feira, que está sendo chamada de Dia do “De Volta para o Futuro”, e fãs da trilogia do cinema celebram pelo mundo a data.

As redes sociais estão movimentadas com as conversas sobre a aventura de ficção científica, cinemas realizam exibições especiais do filme, e empresas se juntam à onda com anúncios relacionados ao evento.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreveu no Twitter: “Feliz Dia do ‘De Volta para o Futuro”, @realmikefox! Já pensou no fato de que nós vivemos no futuro que sonhamos então? Isso é profundo, cara”.

Em Houston, na sede no Texas dos carros DeLorean, cujo modelo DMC-12 foi transformado no filme numa máquina do tempo, uma multidão se juntou para comemorar a data.

"Um monte de gente está com a suas câmeras tirando fotos”, disse à imprensa o presidente da DeLorean, Stephen Wynne. “Quando abrimos às oito da manhã uma mulher veio correndo, e ela estava vestida de Marty McFly. Todo mundo fez ‘opa’.”

Uma cena curta de “De Volta para o Futuro 2” criou um burburinho entre os torcedores norte-americanos de beisebol. No filme, um painel informa que o Chicago Cubs havia conquistado o campeonato de 2015.

Os Cubs chegaram de fato aos playoffs neste ano, mas agora estão a uma derrota de serem eliminados pelos New York Mets, o que daria sequência aos 107 anos sem títulos do time de Chicago.

Num comercial para a Toyota, Michael J. Fox e Christopher Lloyd, que interpretaram os amados McFly e Dr. Emmett "Doc" Brown, se reuniram na tela para discutir que previsões do filme se mostraram acertadas.

Enquanto os skates flutuantes ainda não foram lançados no mercado, coisas como conferências por vídeo se aproximaram da realidade. "Nós temos filmes 3D”, diz Lloyd. “Temos tecnologia de impressões digitais”, afirma Fox.

A Pepsi lançou uma edição limitada de "Pepsi Perfect", a bebida que McFly bebe no filme, enquanto a Nike, cujo tênis com superlaços o personagem usou, enviou uma mensagem no Twitter para Fox na terça-feira dizendo: “Vejo você amanhã”. A empresa deixou os fãs especulando sobre o significado da mensagem.

Alguns fãs esperavam uma retomada da franquia cinematográfica em tempos em que outras séries ganham novas versões. No entanto, no início da semana, um dos produtores disse que um quarto episódio é improvável.

(Por Reuters TV, com reportagem adicional de Jim Forsyth, no Texas)