Cinema

Morgan Freeman filma documentário "A História de Deus" em Jerusalém

Amr Nabil/AP
Morgan Freeman já gravou no Egito para documentário da National Geographic imagem: Amr Nabil/AP

Dan Williams De Jerusalém

Morgan Freeman pode ter representado Deus em filmes de Hollywood, mas chegou a Jerusalém com perguntas ainda não resolvidas sobre religião. "Estou principalmente interessado no porquê, em qual é o porquê disso", disse nesta quarta-feira (28) à Reuters o ator durante uma pausa na filmagem de "A História de Deus", um documentário da National Geographic e da Highlight Films sobre fé e teologia.

"Não encontrei nenhuma resposta. Ainda estamos na produção", disse ele na Igreja do Santo Sepulcro, do século 4, o local do sepultamento de Jesus Cristo, de acordo com a tradição cristã. Muitos peregrinos pareciam deslumbrados com a surpresa da visita do astro do cinema. Nos becos de paralelepípedos da murada Cidade Velha de Jerusalém, o chapéu panamá, óculos escuros e um grupo de guarda-costas pouco fizeram para mantê-lo longe de moradores e turistas tirando selfies. Já nas cavernas bíblicas de Qumran, na Cisjordânia, o ator de 78 anos percorreu tranquilo.

A emoção ofereceu algum alívio para a luta religiosa que despontou na cidade este mês em meio a protestos de palestinos contra a intensificação das visitas de israelenses ao complexo da mesquita de Al-Aqsa, um local também reverenciado pelos judeus como área de seus templos antigos.

Freeman se recusou a comentar sobre o conflito. Em julho ele participou de um vídeo com outras figuras de Hollywood em apoio ao acordo nuclear entre o Irã e potências mundiais, e que Israel condenou como insuficientemente rigoroso. "Não tenho uma mensagem para nenhum lado. Não, nós apenas estamos aqui fazendo um documentário", disse o vencedor do Oscar.

Freeman, que interpretou Deus em "Todo Poderoso" (2003) e "A Volta do Todo Poderoso" (2007) é também famoso por suas narrações comoventes de filmes. Ele é a estrela e o produtor executivo do documentário, que deve ser lançado em abril. As locações incluem Israel, os territórios palestinos, Egito, Guatemala, Turquia e Índia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo