Topo

Após insulto a presidente turco, tribunal pergunta: Gollum é do bem ou mal?

O presidente turco Tayyip Erdogan e o personagem Gollum, de "O Senhor dos Anéis" - AP/Reprodução
O presidente turco Tayyip Erdogan e o personagem Gollum, de "O Senhor dos Anéis" Imagem: AP/Reprodução

Melih Aslan

Istambul (Turquia)

02/12/2015 17h19

Um tribunal turco pediu a especialistas que determinem se o personagem Gollum, da saga "O Senhor dos Anéis", é do bem ou do mal para decidir se um médico insultou o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse a advogada de defesa do acusado nesta quarta-feira (2).

Os advogados de Erdogan abriram processo contra Bilgin Ciftci, médico da cidade de Aydin, no oeste do país, após ele ter divulgado em uma rede social fotos do presidente justapostas a imagens da "pequena e pegajosa criatura" imortalizada pela obra do escritor J.R.R. Tolkien.

"O promotor não viu o filme e definiu Gollum como 'um monstro em um papel malvado'. Mas nós dissemos que Gollum não pode ser definido como mau. O personagem em si é uma guerra entre o bem e o mal. Ele é basicamente visto como uma vítima da sociedade", disse à Reuters a advogada de Ciftci, Hicran Danisman.

"O juiz disse estar familiarizado com o filme, mas que não podia decidir se Gollum eram bom ou mau", disse.

Os especialistas que precisam decidir a questão são um especialista em cinema, um cientista de comportamento e um psicólogo, disse Danisman.

Gollum aparece nas sagas de Tolkin "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", ambas transformadas em sucessos nos cinemas.

Gollum é retratado tanto como um antagonista aos heróis Bilbo e Frodo quanto uma vítima de um anel mágico poderoso, que modificou seu corpo e sua mente.

Na Turquia, insultar o presidente é um crime passível com punição de até quatro anos de prisão.