Topo

Igreja alemã realiza missa para celebrar lançamento de Star Wars

20/12/2015 13h23

BERLIM (Reuters) - Crianças levaram sabres de luz de brinquedo e algumas pessoas se vestiram como Darth Vader neste domingo para participar de uma missa em Berlim celebrando o lançamento do novo filme da saga Star Wars.

O organista da igreja Zion tocou o tema de série de filmes e o vigário em formação Ulrike Garve abriu o culto protestante com as palavras "A espera terminou! - A Força despertou".

Uma tela colocada ao lado do altar mostrou a cena de um dos filmes Star Wars em que Luke Skywalker luta com Darth Vader e declara ao Imperador que ele nunca vai aderir ao Lado Escuro.

Garve e outro vigário em treinamento, fãs da épica série de sete episódios, ressaltaram que as ações de Skywalker mostram que é importante evitar a violência.

Em uma igreja lotada com capacidade para 500 pessoas, eles disseram que essa também é uma mensagem encontrada no Novo Testamento da Bíblia cristã, na qual algumas passagens fazem referência ao bem vencendo o mal.

"Quanto mais nós conversamos sobre isso, descobrimos mais paralelos entre as tradições cristãs e os filmes", disse Garve. "Nós queríamos alertar os paroquianos sobre essas analogias."

Alguns pessoas classificaram na mídia social o serviço religioso de "pecado" e "vergonhoso". Mas pastora Eva-Maria Menard, que é mentora dos dois vigários, disse: "Temos de abordar questões contemporâneas ou a nossa fé não será capaz de nos levar por isso."