Topo

Empresas chinesas indenizarão Disney e Pixar por copiar a animação "Carros"

Cartaz do filme chinês "Autobots", que seria plágio da animação "Carros" - Divulgação
Cartaz do filme chinês "Autobots", que seria plágio da animação "Carros" Imagem: Divulgação

De Xangai

31/12/2016 19h09

Um tribunal de Xangai ordenou que duas empresas chinesas paguem quase US$ 200 mil à Walt Disney e à Pixar em indenizações por copiar partes dos filmes "Carros" e "Carros 2", informou neste sábado (31) a agência Xinhua.

A decisão é a mais recente de uma série de vitórias de empresas estrangeiras quanto aos direitos autorais na China, em ações que reclamam de infrações disseminadas ao princípio da propriedade intelectual no país.

A Disney e a Pixar processaram empresas chinesas dizendo que os personagens, as falas e pôsteres da animação local "The Autobots" eram substancialmente similares às encontradas em "Carros" e "Carros 2".

O tribunal concordou que os personagens K1 e K2 de "Autobots" eram similares aos personagens Relâmpago McQueen e Francesco Bernoulli, informou a Xinhua.

Relâmpago McQueen - Reprodução/Boomstick Comics - Reprodução/Boomstick Comics
Relâmpago McQueen (ao centro), personagem principal da animação original da Disney Pixar
Imagem: Reprodução/Boomstick Comics

O tribunal ordenou que os plágios cessem imediatamente, e afirmou que a Disney e a Pixar devem receber 1 milhão de iuanes para cobrar perdas econômicas, além de 350 mil iuanes pelas despesas legais.

A Disney está investindo muito na China, incluindo a recente abertura de um parque temático em Xangai, ao custo de US$ 5,5 bilhões. É o primeiro estabelecimento do tipo na China continental. Além disso, as animações "Zootopia: Essa Cidade é o Bicho" e "Operação Big Hero" foram grandes sucessos em terras chinesas.

A Xinhua afirmou que a indenização total será maior do que 1,35 milhão de iuanes, mas não listou quais outros pagamentos foram feitos.

Recentemente, a montadora BMW e o ex-jogador de basquete Michael Jordan também venceram processos relativos à propriedade intelectual na China.