Topo

Cannes começa com drama francês desafiador, mas "protegido" fora da disputa

Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg em cena de "Les Fantômes D´Ismaël" - Reprodução
Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg em cena de "Les Fantômes D´Ismaël" Imagem: Reprodução

Robin Pomeroy

De Cannes (França)

17/05/2017 17h11

Um filme estrelado por duas das atrizes mais conhecidas da França inaugurou o Festival Internacional de Cinema de Cannes de 2017 nesta quarta (17), e seu diretor expressou a esperança de que ele não seja arrasado pelo grupo de críticos notoriamente hostil do evento.

Trata-se de uma mistura de espionagem, paixão e humor, que uma resenha disse ser "empolgante" e "arrojado".

Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg atuam ao lado de Mathieu Amalric o vilão de "007 - Quantum of Solace", de 2008 em "Ismael's Ghosts", filme sobre um cineasta cuja esposa desapareceu 20 anos antes.

Abrir o festival é uma demonstração de prestígio, mas significa que a produção é "hors-concours" fora da competição, algo que o premiado diretor Arnaud Desplechin disse ser um alívio.

"Você se sente um pouco mais protegido do que quando está competindo, e também é uma honra enorme", afirmou Desplechin em uma coletiva de imprensa após a exibição à imprensa e antes da estreia oficial, ainda nesta quarta.

"Acho que é menos perigoso do que quando você está competindo, quando é frequente a imprensa francesa ficar mais dividida, mais brutal".

Em um festival no qual os críticos não temem vaiar um filme que os desagrada, "Ismael's Ghosts", que vai do suspense de espionagem ao melodrama e se aproxima da farsa, pareceu ser bem recebido.

O site IndieWire o classificou como "uma miscelânea louca de gêneros que muitas vezes corre o risco de desabar uns sobre os outros".

A revista "The Hollywood Reporter" disse que a produção tem "uma narrativa que não é necessariamente inteiramente compreensível... mas que mostra prazer em jogar com todas as obsessões, temas e estilos do roteirista e diretor".