Topo

Luz, câmera e um halo: Hollywood se prepara para filmar eclipse solar total

Imagem de eclipse solar total - LightRocket/Getty Images
Imagem de eclipse solar total Imagem: LightRocket/Getty Images

Lisa Richwine

De Los Angeles (EUA)

18/08/2017 15h24

Produtores de filmes e comerciais de televisão dos Estados Unidos estão se preparando para se instalar em locais privilegiados para capturar o que torcem para ser cenas únicas do espetáculo natural do eclipse solar total da próxima segunda-feira.

Para os cineastas, os locais mais cobiçados estão dentro das "zonas de totalidade", onde a lua irá cobrir o sol e expor um halo incandescente ao redor de seu perímetro durante até 2 minutos e 40 segundos.

Equipes de filmagem, diretores e atores estão ensaiando para agir rápido, já que o período curto de totalidade dará aos cineastas pouco tempo para gravarem a tomada perfeita.

"Só uma tomada", disse o diretor Alvin Case, que pretende filmar uma cena de cerca de seis minutos no oeste do Nebraska para seu filme independente "In the Moon's Shadow." "É tudo que você tem com o sol."

O projeto de Case, que trata de um casal de irmãs afastadas que viajam juntas para observar um eclipse, é uma de ao menos três produções agendadas no Nebraska na segunda-feira, disse Laurie Richards, representante de cinema do Estado. Outro longa-metragem e um comercial de automóvel também devem registrar cenas durante o eclipse.

Laurie disse que anda ocupada com pedidos de última hora de pessoas que querem gravar cenas para filmes, comerciais de TV e documentários durante o evento raro.

Os eclipses já estiveram em roteiros de Hollywood, como o de "2001: Uma Odisseia no Espaço". Na maioria dos casos, especialistas em efeitos visuais recriam o fenômeno.

Uma exceção foi o filme religioso "Barrabás", de 1961, que usou filmagens reais de um eclipse solar durante uma cena do clímax da crucificação de Jesus Cristo.

Case pretende mirar uma câmera para o céu para filmar o eclipse e outra voltada para a reação de três atores que o acompanharão, contou.

"Você quer que o espectador vivencie o que estão vivenciando, o momento de espanto."

Vários produtores de comerciais de TV pediram permissão para filmar no Oregon e no Wyoming durante o eclipse, disseram autoridades locais.

No Oregon, solicitações recentes foram negadas porque as autoridades estão concentradas no esperado grande número de turistas, disse o diretor-executivo da Oregon Film, Tim Williams.

Maria Dyer, outra cineasta que filmará em Nebraska, disse que planeja usar quatro câmeras e um drone para capturar imagens do eclipse, particularmente a alteração da luz sobre a região de Sand Hills, para um filme futuro. Um desafio será ajustar os controles das câmeras para compensar a mudança na exposição, e outro é o risco de nuvens ou chuva.

"Parece um risco que vale a pena correr", disse.