Topo

Incêndios na Califórnia paralisam produções de filmes e programas de TV

Incêndio nas proximidades da cidade de Santa Paula, no condado de Ventura, na Califórnia. Millhares de bombeiros trabalham na localidade no combate às chamas - Kyle Grillot/AFP Photo
Incêndio nas proximidades da cidade de Santa Paula, no condado de Ventura, na Califórnia. Millhares de bombeiros trabalham na localidade no combate às chamas Imagem: Kyle Grillot/AFP Photo

09/12/2017 14h23

Incêndios que atingem o sul da Califórnia estão afetando a icônica indústria cinematográfica da região, forçando produtores de comerciais, programas de televisão e até filmes de estudantes a pausarem as produções ou buscarem outras alternativas de locação para as filmagens.

O Departamento de Polícia de Los Angeles suspendeu na quarta-feira a permissão de filmagens em zonas próximas aos incêndios, bem como outras áreas consideradas em risco severo de queimadas. Requerimentos para filmagens na Floresta Nacional de Angeles também foram interrompidos nesta semana.

Estúdios de cinema se estabeleceram na Califórnia em grande parte por conta do clima favorável e do cenários variados, de montanhas acidentadas a mansões bem cuidadas. Mais de 200 mil pessoas foram forçadas a evacuar por conta dos incêndios do sul da Califórnia, que lançaram fumaças em bairros a quilômetros de distância.

Os bairros montanhosos impactados pelos incêndios são locações "altamente desejáveis" para filmagens, pois normalmente possuem grandes casas com arquitetura característica, disse Phil Sokoloski, porta-voz da Film L.A., que coordena permissões para filmagens na cidade de Los Angeles e outros governos na região.

A Film L.A. passou a semana ajudando produções a encontrar e garantir permissões para locações alternativas, tais como parques em áreas planas ou bairros com casas semelhantes.

Diversos parques da cidade foram reabertos para filmagem na sexta-feira, e Sokoloski afirmou esperar que eles sejam alternativas populares.

"Todo mundo está normalmente correndo para completar produções antes das férias", disse Sokoloski. "Isso coloca pressão adicional para terminar o trabalho antes da temporada festiva."

"Westworld", série de TV de ficção científica da HBO estava entre as produções temporariamente interrompidas na terça-feira devido à incêndios próximos.

Mais tarde no dia uma das estrelas do show, Evan Rachel Wood, postou de forma jocosa no Instagram "Enquanto isso, no trabalho hoje...", junto com imagens de fumaça preta e um dragão respirando fogo.

A produção do programa foi retomada no dia seguinte.

O drama de crime da CBS Corp S.W.A.T. foi interrompido por dois dias, eventualmente levando as filmagens para estúdios de som. A nova série de comédia da Fox "LA to Vegas" também teve que cancelar uma filmagem esta semana, disse um porta-voz.

Em alguns casos, produções fora das zonas de incêndio foram interrompidas, pois não havia equipe policial ou de bombeiros exigida para supervisionar filmagens com efeitos especiais e controlar o tráfego, disse o supervisor da LAPD Film Vincent Aguirre. As equipes foram usadas para combater os incêndios.